IFNMG está com 2.500 vagas abertas para cursos gratuitos; inscrições terminam na segunda (27)

Terminam na próxima segunda-feira (27 de julho) as inscrições para o processo seletivo do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais que disponibiliza 2.500 vagas em vários cursos gratuitos de curta duração. Veja como se inscrever.

Segundo o IFNMG, a inscrição é feita pela internet e o candidato deve anexar histórico escolar ou atestado de conclusão, de acordo com o curso escolhido, e cópia da carteira de identidade. Cada candidato poderá fazer apenas uma inscrição.

As vagas serão escolhidas por sorteio, obedecidos critérios de prioridade como estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos; trabalhadores; beneficiários dos programas federais de transferência de renda; e estudante que tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral.

Os cursos são de Agente Comunitário de Saúde, Assistente Administrativo, Assistente Financeiro e Libras Intermediário. Trata-se de cursos de Formação Inicial e Continuada totalmente gratuitos e que serão ofertados por meio Programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação.

No total são 2.500 vagas, divididas pelos campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni e aos centros de referência de Buritis e de Corinto, além do CEAD. Mas como todas as aulas e atividades serão integralmente a distância, não haverá necessidade dos alunos comparecerem a estas cidades. Portanto, podem se candidatar pessoas de outros locais, inclusive outros estados ou até que estejam em outro país. Para mais informações acesse o edital.

Confira abaixo um resumo das vagas disponibilizadas:

Curso Carga Horária Número de vagas
Agente Comunitário de Saúde (Formação mínima exigida: Ensino Fundamental II completo e 18 anos) 400 horas 400 (divididas por oito unidades)
Assistente Administrativo (Ensino Fundamental II completo) 160 horas 850 (dividido por 14 unidades)
Assistente Financeiro (Ensino Fundamental II completo) 160 horas 550 (dividido por 11 unidades)
Libras Intermediário (Ensino Fundamental II completo) 160 horas 700 (dividido por 14 unidades)