Municípios da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros alcançam meta de vacinar 90% do público alvo contra a gripe

Os 54 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) já atingiram a meta de vacinar 90% do público alvo da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza.

Dados contabilizados até o início da tarde desta segunda-feira, (8 de junho), pelo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) dá conta de que a região já vacinou 246 mil 894 pessoas, o que corresponde a 90,92% do público prioritário da imunização. A estimativa do Ministério da Saúde é que nos 54 municípios devem ser vacinadas 271,5 mil pessoas.

A Campanha iniciada dia 11 de maio foi prorrogada até 30 de junho. Tem como público alvo: idosos; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de condições clínicas especiais e de doenças crônicas não transmissíveis; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; caminhoneiros; motoristas e cobradores do transporte coletivo; trabalhadores do sistema portuário; pessoas com deficiência; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; professores e pessoas de 55 a 59 anos de idade.

A previsão inicial do Ministério da Saúde de que seriam vacinados 108.596 mil idosos foi superada pelos 54 municípios que já imunizaram 31.862 mil pessoas a mais. Também entre os trabalhadores da saúde foram vacinados a mais 2.962 mil profissionais. Esse público era estimado pelo Ministério da Saúde em 24.042 mil pessoas.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que neste ano, devido à pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, muitas pessoas que antes não vacinavam contra a gripe mudaram de atitude. “Isso é positivo pois a vacina deixa o sistema imunobiológico protegido contra cepas do vírus influenza, milhares de vezes mais comuns do que o coronavírus. Se a pessoa tiver algum problema de saúde e avisar que foi vacinada contra a gripe, isso auxiliará os profissionais de saúde a pensar em outros vírus”, observa Agna Menezes.

Além disso, salienta a coordenadora, ao planejar a Campanha de Vacinação o Ministério da Saúde estima o púbico a ser imunizado com base no último censo populacional realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Nesse intervalo de tempo há mudanças nas faixas etárias da população, bem como migração de pessoas entre municípios, o que reflete nos resultados da Campanha de Vacinação”, conclui.

NOVAS VACINAS
Nesta semana a SRS de Montes Claros continua o trabalho de distribuição de nova remessa de vacinas para os municípios que compõem a sua área de atuação. Ao todo são 84 mil 800 doses. A distribuição foi iniciada sexta-feira, 5 de junho.