Nesta sexta-feira (5 de junho) é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. E para comemorar a data, a Prefeitura de Montes Claros anunciou que irá iniciar a revitalização de várias praças da cidade, inclusive da histórica Praça Doutor Chaves, a Praça da Matriz. De acordo com a administração, o custo da obra ficará em R$ 520 mil, e a praça será fechada com tapumes para evitar a circulação de pessoas durante a reforma. Os tapumes serão pintados por artistas e grafiteiros, com temas livres.
A Praça Doutor Chaves, mais conhecida como Praça da Matriz, integra o núcleo de formação inicial do município. Desde o início, recebeu encontros sociais, sendo realizados festas religiosas e culturais. Próximo ao local, inclusive, está a Igreja Nossa Senhora da Conceição e São José, a mais antiga da cidade, que foi fundada em 1832 e teve início de construção em 1859.
O vereador Edmilson Magalhães, em diversas reuniões ordinárias no plenário da Câmara de Montes Claros, usou a tribuna para transparecer os anseios da população e cobrou do gestor municipal agilidade com relação à reforma da Praça da Matriz. Quanto as pessoas em situação de rua que viviam no local, ele ressalta que o município oferece a estas pessoas abrigo na Casa de Acolhimento que está situado na rua F, n° 22, no Bairro Vila Oliveira, que foi inaugurado ainda este ano.
“Após vários apelos e denúncias deste vereador na tribuna, a administração do prefeito Humberto Souto realizou a conclusão da Casa de Acolhimento para atender uma média de 50 pessoas em situação de rua. Não é mais possível conviver com aquele ambiente tão degradante, ambiente que nos remete à tristeza. Ali, onde tem várias pessoas em vulnerabilidade social, que precisam de dignidade, e ainda, elas irão desocupar as praças para que sejam reformadas”, destaca Magalhães.
A área construída para receber pessoas em situação de rua é bastante ampla, com espaço para realizações de oficinas, lavanderia e contém alas feminina, masculina e de acolhimento à família, onde serão servidas 4 refeições diárias, bem como haverá acompanhamento de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, assistente social, educadores, cuidadores, dentre outros.