Campanha Junho Vermelho incentiva a doação de sangue. Em Montes Claros, lei garante meia-entrada a doadores

Foto: Marcelo Douglas Silva / Arquivo Pessoal

Começou nesta semana o Junho Vermelho, mês de conscientização para a importância da doação de sangue no país. A campanha visa estimular as pessoas a procurarem hemocentros para que não haja queda nos estoques de sangue e prejudiquem os trabalhos nas unidades de saúde.

No Hemocentro Regional de Montes Claros, no mês de junho, a incidência de doadores de sangue tende a diminuir naturalmente devido às doenças respiratórias típicas desta época, já que durante esse período as temperaturas caem. E, aliado a este fator, vivenciamos a pandemia da Covid-19, que agravou ainda mais o sistema de captação de doadores.

Com isso, cinco instituições hospitalares de Montes Claros, o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), Hospital Santa Casa, Hospital Aroldo Tourinho, Hospital Dílson Godinho e Hospital das Clínicas Mário Ribeiro, se unem, pelo segundo ano consecutivo, com a finalidade de conscientizar e ajudar na captação de novos candidatos a doadores de sangue para o Hemominas.

A mobilização será durante todo o mês e terá o seu ponto alto na próxima segunda semana, já que no dia 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.  A responsável pela captação de doadores do Hemocentro Regional de Montes Claros, Rosana Ferreira, explica que são atendidas pelo Hemominas 38 unidades hospitalares em 26 municípios do Norte de Minas.

“No outono, as doações caem bastante chegando até 40% no número de entrada de candidatos a doação. O Novo Coronavírus também afeta, significativamente, este número. Por isso, a campanha Junho Vermelho visa repor os bancos de sangue do Hemominas. A campanha dos hospitais vem somar com o a campanha já realizada pelo Hemominas, desde que foi constituído o Junho Vermelho em 2015”, destaca Rosana Silva.

No Brasil, apenas 1,8% da população é doadora de sangue, mas a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que entre 3% e 5% da população de um país deve doar sangue.

Lei da meia-entrada

Com o objetivo de incentivar a doação, o vereador Edmilson Magalhães teve aprovado, pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Humberto Souto, em 21 de junho de 2017, o Projeto de Lei n° 4.979/2017 que trata da concessão do benefício da meia entrada para doadores de sangue.

“A sociedade precisa se conscientizar que doar sangue é um ato de cidadania que deve ser exercido de forma regular. Uma doação pode salvar até quatro vidas, portanto, acredito que ações de incentivo são necessárias sempre”, salienta o vereador.

Segundo o projeto, para ser beneficiado, o cidadão deverá fazer ao menos três doações num prazo de 12 meses. Em seguida, o Hemocentro emitirá o documento comprovando a situação de doador regular.

Agendamentos

O Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30. O agendamento pode ser feito pelo telefone 155, clicando na opção 1 ou  ou pelo site do governo. Mais informações pelo (38) 3218-7800.

“Temos que atender aos decretos e normas sanitárias de segurança em relação ao coronavírus. O Limite máximo no ambiente de doação é de 17 pessoas. Grupos somente até 10 pessoas e por agendamento”, ressalta a coordenadora do Hemocentro Regional sobre o período de pandemia.

Quem pode doar?

  • Pessoas que estejam com boa saúde e idade entre 16 até 69 anos; (menores poderão doar apenas com consentimento dos pais ou responsáveis legais); A primeira doação somente poderá ser feita por candidatos com menos de 60 anos.
  • Pesar acima de 50 quilos e dormir bem na noite anterior a doação (6 horas no mínimo);
  • Ficar pelo menos 12 horas antes da doação sem ingerir bebida alcoólica;
  • Apresentar documento original da carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira de motorista (dentro do prazo de validade) com foto;
  • Não apresentar nenhum sintoma de febre amarela, dengue, zika, sarampo e chikungunya, nos últimos 30 dias.