Sociedade Rural de Montes Claros anuncia cancelamento da Expomontes 2020

Foto: Divulgação/ Internet.

A Sociedade Rural divulgou, nesta segunda-feira (4 de maio), um comunicado que anuncia o cancelamento da edição 2020 da 46º Expomontes. O evento estava previsto para acontecer entre os dias 02 a 12 de julho, em Montes Claros e, de acordo com a nota, a decisão foi tomada levando em conta o cenário de enfrentamento à Covid-19 e a responsabilidade de todos na adoção de medidas para redução dos riscos de contágio, além de seguir as normas e recomendações oficiais aplicáveis a realização de eventos públicos.

Ainda segundo o texto, assinado pelo presidente da Sociedade José Luiz Veloso Maia, a promoção do evento exigiria dos organizadores, entidades parceiras, patrocinadores, expositores, comerciantes e prestadores de serviços, diante data estipulada, planejamento e preparação sendo feitos meses antes, além de haver a  impossibilidade do adiamento da data do evento, já que isso poderia induzir terceiros a investimentos e planejamentos incertos.

Para o diretor jurídico da Sociedade, Renato Alencar, ao optar pelo cancelamento é para resguardar a vida da população. Em caso de adiamento, uma data teria que ser definida e prorrogada dependendo da situação que se encontrar o município. “A gente não consegue fazer em um prazo curto. Hoje, já estaria sendo lançada a Expomontes, mas muita coisa era para estar pronta. Seguramos até agora. Infelizmente é ruim pra gente, para instituição e região, mas não tivemos outra alternativa, podendo ser negligente para tentar realizar um evento do porte da Expomontes diante dessa pandemia que está assolando a sociedade”, pontou.

No entanto, conforme o comunicado, a  grade de leilões será mantida devido à tradição e em respeito aos produtores rurais, o que possibilitará o impulsionamento do mercado em meio à crise. “Hoje, com os recursos que a gente tem, você não precisa fazer leilões presenciais. Eles são extremamente importantes para a classe produtora. É uma oportunidade de comercializar seus animais. Então, não tem por que não realizar. Eles não vão ser presenciais, apenas virtuais”, informou Renato Alencar.

O tesoureiro Norberto Assis explica que o impacto financeiro, da não realização da festa, é aproximadamente de 5 milhões sem faturamento global os organizadores e parceiros. “Isso vai atingir um grupo de parceiros, além da Sociedade Rural quem trabalha com show, restaurantes e empresários que mostras seus produtos, o produtor que preparou o gado ir a pista, o pessoal parquinho. Todo mundo já estava se preparando. O impacto é muito grande e foge da realidade. Se for jogar isso, dá entorno de 5 milhões sem faturamento global da Sociedade junto aos parceiros e todo o mercado de Montes Claros”, disse o tesoureiro Norberto Assis.

Edição passada

Em 2019, a Exposição Agropecuária de Montes Claros chegou a 45ª edição e, durante os 10 dias de festa, a feira movimentou cerca de R$ 350 milhões em negócios e mais de 400 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições João Alencar de Athayde durante os 10 dias de evento.