Servidores da Polícia Civil reclamam da falta de limpeza e problemas estruturais da Delegacia de Plantão em Montes Claros

Pelas redes sociais, servidores plantonistas da Polícia Civil denunciaram a falta de limpeza e problemas estruturais do prédio da Delegacia de Plantão, localizado na Rua Doutor Veloso, em Montes Claros, no Norte de Minas. Nas imagens que circulam é possível ver uma grande quantidade de lixo acumulado, e em diversos espaços a água parada está servindo como criadouro do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, a Zika e a Chikungunya (veja os vídeos abaixo).

Os profissionais ainda afirmam que o problema já foi denunciado em uma reunião que foi realizada há alguns dias, mas até o momento nada foi resolvido. Em um dos relatos divulgados, colaboradores, que não quiseram se identificar, disseram que um cheiro forte tomou conta da delegacia. “Se abrirmos a porta da recepção que dá acesso a escada, nem com o uso de máscara é possível permanecer neste ambiente; tomar café? Pode esquecer, vocês vão perder o apetite até pra almoçar”, afirmou.

Em uma área que também faz parte da delegacia é possível ver uma grande quantidade de mato. O local é cercado e está separado do prédio, mas o medo dos servidores é que a falta de capina possa atrair animais peçonhentos para as instalações do prédio.

Outra situação citada por eles seria em relação as horas trabalhadas pelos plantonistas, na qual não é seguido o que pede a lei. “Foi dito aos nossos colegas que já participaram de uma reunião dias atrás: ‘o plantão [Delegacia] não trabalha como as demais delegacias, nem mesmo cumpre às 40 horas semanais, e se alguém reclamar pode sair do plantão’”, denunciou.

O Portal WebTerra entrou em contato com o Diretor Regional do Sindicado dos Servidores de Policia Civil de Minas Gerais (Sindpol), Enmersom Mota Rocha, ele foi até o local conferir a situação e constatou a veracidade das reclamações.

“O ambiente está insalubre, tem dez dias que não é feita nenhuma limpeza. O local está velho, é preciso que se faça uma reforma no prédio, pelo menos de dois em dois anos para melhorar o ambiente e as condições de trabalho. A estrutura recebe todo o tipo de pessoas e com o tempo vai se deteriorando”, disse.

Segundo o Diretor, em relação a falta de limpeza do prédio, ele verificaria ainda nesta segunda, junto ao comando da Polícia Civil, a possibilidade de deslocar um servidor de serviços gerais, da sede Região Integrada de Segurança Pública (Risp) localizada no Bairro Ibituruna, para a Delegacia de Plantão.

O que disse a Polícia Civil

Por meio de nota, a Polícia Civil de Minas Gerais esclareceu que a Depol de Montes Claros funciona em prédio próprio e mantém estrutura adequada aos serviços realizados. Segundo o órgão, recentemente, o prédio passou por uma ampla reestruturação, que promoveu melhorias significativas no ambiente de trabalho, diz o texto.

A PCMG informou, ainda, que no dia 28 de abril a funcionária responsável pela limpeza foi afastada para tratamento médico e foi  solicitado a substituição para manutenção da higienização. O trabalho foi reiniciado nesta segunda-feira (4 de maio) devido aos trâmites necessários ao remanejamento de servidor.

Sobre o Plantão questionado pelos servidores, a PC informou que foi implantado para garantir que os servidores não extrapolem a carga horária de 40 horas semanais. Os policiais cumprem o plantão de 12 horas e caso necessário a compensação da carga horária, se dá no decorrer do mês, sem prejuízo à Administração Pública e ao servidor, conforme legislação vigente e a Lei Complementar 129/2013.

Quanto à prevenção de focos de dengue, disse que é realizado o monitoramento e já foi feita a dedetização em todas as repartições da instituição.