Idoso de 73 anos morre com suspeita de coronavírus em Engenheiro Navarro; ele tinha histórico de viagem para BH

Foto: Divulgação/Ascom

Um idoso de 73 anos, morreu no início da tarde desta quinta-feira (30 de abril), com suspeita da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, em Engenheiro Navarro, no Norte de Minas. De acordo com a Coordenadora de Vigilância em Saúde do município, Maria Luiza de Almeida Paula, o paciente tinha histórico de viagem para a capital mineira e era portador de outras comorbidades.

“Esse paciente era diabético e hipertenso e já tinha acompanhamento da atenção primária. Ele foi, há um mês e 15 dias, a Belo Horizonte para fazer uma cirurgia para a retirada de um aneurisma abdominal. Após essa cirurgia, ele retornou para o município há mais ou menos 20 dias e somente há três dias, no dia 27 ele começou a apresentar alguns sintomas, como tosse seca, febre oscilando de 37 e 38 graus e ontem ele teve uma dispnéia muito forte”, afirma.

Ainda de acordo com a coordenadora, a família procurou a assistência médica hoje pela manhã, mas quando a ambulância chegou à residência do paciente, ele já aparentava estar sem vida. O corpo foi levado para o Centro de Saúde Santa Terezinha, e após a equipe realizar procedimentos de reanimação, foi constatado o óbito.

“Ele foi enquadrado como um paciente suspeito da Covid-19 por critério de viagem por que, em Belo Horizonte há casos confirmados. E também pelos sintomas que ele começou a apresentar”, afirmou Maria Luiza. A coleta para o exame laboratorial foi realizada e o material encaminhado para o laboratório macrorregional de Montes Claros.

Conforme orientação dos profissionais de saúde, o velório será realizado em local aberto e com caixão lacrado. A cerimônia terá duração de uma hora.

Até o momento, o município de Engenheiro Navarro investiga, além deste óbito, outros três casos suspeitos da doença. O boletim epidemiológico foi atualizado nesta tarde. Três pessoas seguem sendo monitoradas e aguardam o resultado de exames laboratoriais; eles cumprem isolamento domiciliar. Outros três casos já foram descartados por critérios clínicos.