Coronavírus: Gestores da microrregião de Bocaiuva solicitam da Secretaria de Estado de Saúde recurso para readequação do Hospital Doutor Gil Alves

Foto: Ascom/Bocaiuva

Com o objetivo de solicitar a liberação de recursos para a readequação do Hospital Doutor Gil Alves, em Bocaiuva, foi realizado nesta semana uma reunião com os representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em Belo Horizonte. O montante solicitado gira em torno de R$ 400 mil, referente a um leilão de veículos do Consórcio Intermunicipal de Saúde realizado no ano de 2018.

Participaram do encontro a prefeita de Bocaiuva, Marisa Alves (MDB), e o prefeito de Francisco Dumont e Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Portal do Norte, Eduardo Rabelo (PRB). A ação visa a criação de novos leitos e de um setor isolado para tratamento de pacientes da Covid-19 no hospital municipal. Um levantamento já realizado pelo município estima que sejam necessários a aplicação de cerca de R$ 3 milhões para a realização dos trabalhos.

“O recurso é fruto da venda daqueles veículos antigos, de 2018, lá do consórcio das nossas cidades; para que este recurso fosse autorizado pela Secretaria de Estado, para que a gente possa ir, aos poucos, montando os locais que vão ser de atendimento ao Covid-19, no Hospital Municipal Doutor Gil Alves”. explicou a prefeita em um vídeo divulgado pela assessoria de comunicação.

Ainda de acordo com Marisa Alves, o dinheiro será usado também para a aquisição de medicamentos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate a pandemia. A prefeita revela que como hospital é municipal – mantido pela prefeitura, não pode receber recursos ou doações como uma fundação.

O prefeito Eduardo Rabelo avaliou que a reunião com os representantes da SES-MG foi positiva e disse que “esse recurso do consórcio, da venda dos ônibus da aquisição do leilão, vai servir muito para o hospital e para a nossa microrregião”.

Hospital Municipal Doutor Gil Alves

O Hospital Municipal Doutor Gil Alves é referencia para outros cinco municípios da microrregião: Guaraciama, Olhos D’água, Joaquim Felício, Francisco Dumont e Engenheiro Navarro, que juntos tem uma população com cerca de 80 mil habitantes. O hospital atende ainda os transeuntes da BR 135 que corta parte dessas cidades.

Por mês são realizados cerca de cinco mil atendimentos médicos. A unidade é de média complexidade e possui 64 leitos de cirurgia, maternidade, pediatria, enfermaria e de saúde mental. Para o tratamento da Covid-19 foram destinados 10 leitos, remanejados dos já existentes, para tratamento moderado da doença.

De acordo com a assessoria de comunicação do município, os pacientes que apresentarem sintomas mais graves serão encaminhados para os hospitais de Montes Claros, conforme acordo com a Superintendência Regional de Saúde.

Casos nos municípios

O município de Bocaiuva registrou o primeiro caso de coronavírus nessa terça-feira (28 de março). De acordo com a médica responsável pelo Hospital Municipal Doutor Gil Alves, Fernanda Teodora, o teste rápido foi realizado e o resultado foi positivo. Ainda de acordo com a médica, seguindo o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde, outro teste deverá ser realizado nesta quarta-feira como contraprova.

O paciente já estava internado na Unidade de Saúde. A informação extra-oficial é que se trata de uma mulher, idosa com cerca de 80 anos de idade, moradora da cidade de Francisco Dumont.

Até agora, o município de Bocaiuva já notificou 61 casos suspeitos da doença; 53 foram descartados por tempo de isolamento e quatro por meio de exames laboratoriais. Sete pessoas continuam em isolamento em casa e duas pessoas aguardam o resultado dos testes clínicos. Já o município de Francisco Dumont notificou até agora sete casos suspeitos da doença.

O que diz a Secretaria de Estado de Saúde

Por meio de nota, a assessoria de comunicação do SES-MG confirmou que o Hospital de Bocaiuva deverá destinar leitos de retaguarda para atendimento de pacientes com suspeita de Covid-19, na microrregião.

Segundo o texto, os gestores manifestaram interesse de instalar leitos de UTI no Hospital, mas nessa situação emergencial, a ação não será possível. Isso porque, o hospital não tem equipamentos mínimos para instalação de UTIs e, no momento, a compra está difícil em nível mundial.

A assessoria disse ainda que recursos para custeio em relação à Covid-19 já foram liberados pela SES-MG e Ministério da Saúde. A nota não informou se o montante oriundo do leilão de veículos do consórcio intermunicipal será liberado para a microrregião.