Respiradores mecânicos: especialista mostra como funciona o equipamento essencial no tratamento de pacientes mais graves da Covid-19

Foto: imagem print/Hudson Brazil

Nas últimas semanas os respiradores ou ventiladores mecânicos têm ganhado cada vez mais espaço nos hospitais do mundo todo. Os aparelhos são aliados, essenciais, no tratamento dos pacientes mais graves da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

Dados do Ministério da Saúde (MS) mostram que no Brasil, existem 65.411 respiradores, o que equivale a três aparelhos a cada 10 mil habitantes. Do total 46.663 estão disponíveis no SUS e 18.748 na rede privada. No entanto, apenas 61.219 estão aptos para uso.

O Governo Federal já adotou alternativas para driblar a falta de aparelhos, já que neste período de pandemia a estimativa é que a quantidade não será suficiente, assim como aconteceu em outros países.

O MS divulgou, na semana passada, que está realizando a criação de 3 mil leitos de UTI volantes de instalação rápida, desse total, 200 leitos já foram instalados em quatro estados, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, onde estão concentrados o maior número de casos da doença. Todos os eitos já estão equipados com respiradores.

A produção nacional também acelerou os trabalhos e, por semana, de acordo com o Ministério da Saúde, pode produzir até 400 respiradores.

Minas Gerais

"/

Os dados do Ministério da Saúde apontam que em Minas Gerais o número de respiradores mecânicos chega a 6.263, mas esse número pode subir, já que no último dia 24 de março o governador Romeu Zema (Novo), anunciou a instalação de 800 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no estado.

Em Montes Claros não se sabe a quantidade exata de respiradores. O Hospital Universitário Clemente Faria informou que no momento estão disponíveis 16 leitos, todos com respiradores. Sendo 12 para adultos e quatro para crianças.

As instituições hospitalares, Santa Casa, Aroldo Tourinho informaram que não são autorizados a repassar esses dados. Já a assessoria do Hospital Doutor Mário Ribeiro esclareceu que a instituição possui 29 respiradores e outros 30 aparelhos já foram encomendados e deverão chegar nas próximas semanas.

A Superintendência Regional de Saúde, por nota, destacou que nos 54 municípios que atuam, existem 115 CTIs para adultos, 68 UTIs neonatais e 20 leitos de isolamento. A assessoria, disse ainda, que não possuem o dado exato sobre o número de respiradores existentes, mas esclareceu que o normal é a existência de um respirador para cada leito de CTI/UTI. Ainda, de acordo com o texto, os hospitais devem ter uma reserva de 20% de aparelhos para substituição dos que, por acaso, sofrerem algum dano.

Mas como funcionam os respiradores?

O aparelho conhecido, também, como ventilador mecânico dá suporte ao paciente com problemas respiratórios, como em uma pneumonia ou casos graves da Covid-19. Nesses casos o paciente é entubado através da boca ou traqueia e o tubo joga o ar direto no pulmão.

O Portal WebTerra convidou uma profissional de saúde da Santa Casa de Montes Claros para mostrar como funciona o aparelho e em quais casos ele deve ser utilizado. A entrevista foi gravada no setor de manutenção para não atrapalhar o andamento da instituição. Quem detalha o funcionamento do equipamento é a Fisioterapeuta Lilian Gusmão. As imagens foram gravadas pelo cinegrafista Hudson Brazil.

 

**Escrita pelo repórter Carlos Alberto Jr.