Profissionais da educação adventista de Montes Claros representam o Norte de Minas em congresso no Espírito Santo

Foto: Jobert Jamis/ Divulgação

Daqui a uma semana, as 36 unidades de ensino adventistas situadas nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, abrem as portas para receber seus 20.573 alunos que, com o apoio de 954 professores, darão continuidade ao ano letivo. Mas antes que o período de férias dos alunos termine, os professores, coordenadores e diretores ainda têm muito a aprender. Eles participam do Encontro de Educadores, em Aracruz, no Norte do Espírito Santo que iniciou na tarde do domingo, 28 de julho, e termina nesta quarta- feira, 31.

São cerca de 40 instituições de ensino representadas, com palestrantes de todo o Brasil e o Norte de Minas está representado por meio de uma delegação formada por profissionais da Escola Adventista de Montes Claros. Professores, coordenadores e direção desta instituição participam do evento, considerado o maior já realizado com profissionais da educação adventista dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Reflexos do Mestre

Aproximadamente 1.250 profissionais participam desse encontro que tem como tema “Reflexos do Mestre”. Palestras, workshops, dinâmicas, momentos de reflexão e premiação para escolas e projetos que se destacaram nos últimos meses, fazem parte da programação.

Para Eder Leal, líder da educação adventista para os estados de MG, RJ e ES, a realização do congresso é motivo de celebração, agradecimentos, motivação e a missão de continuar com o trabalho realizado. Ele ressalta a importância do evento, pois é a oportunidade de aperfeiçoamento do trabalho e trocas de experiências.   

Rany Christian Acácio, é professora há mais de 20 anos. Atualmente leciona para o 4º ano da Escola Adventista de Montes Claros. Ela se diz, animada e renovada em poder participar do congresso, uma vez que “ o mesmo contribui para o seu crescimento profissional.

“As palestras, o programa como um todo tem sido especial. Vou voltar para o Norte de Minas ainda mais disposta, renovada e com objetivo de inovar ainda mais o meu trabalho como educadora, que vejo como uma missão”, afirma Rany.

Evento histórico

Para Patricia Deucher, diretora da Escola Adventista, este evento é histórico, uma vez que é a oportunidade para estruturar a amizade e o companheirismo entre a equipe. Ela salienta que ao presenciar isso percebe-se o privilégio que é estar na rede adventista de educação.

“A quantidade de profissionais que fazem parte da rede adventista de educação, a organização, qualidade do programa, o engrandecimento dos conhecimentos e a valorização da área docente, tudo isso, deixa o nosso coração alegre. É realmente gratificante representar nossa região neste encontro”, assinala Deucher.

Eliel Siqueira Nunes, professor de Português, lembra que faz parte da rede de educação adventista há apenas 5 meses, e afirma já “está fazendo parte da história”.

“Estar aqui é extremamente relevante para minha continuidade na rede adventista de ensino. As palestras, as instruções práticas e, principalmente, as espirituais estão transformando nosso pensar educação. Temos um diferencial no ensino. Não ensinamos apenas conteúdos acadêmicos, nem preparamos crianças para se tornarem bons profissionais, temos o dever, sim, de preparar crianças para serem bons cidadãos.  O evento é de uma estrutura fenomenal, as surpresas, encantadoras! As experiências vividas por colegas tem me inspirado sobremaneira”, garante Eliel.

Rede Mundial

Iran Vieira, líder da educação adventista para o Norte e Noroeste de Minas Gerais, afirma que o congresso é a oportunidade de crescimento profissional para os servidores da Escola Adventista de Montes Claros.

“A Escola Adventista de Montes Claros, não é uma unidade separada, pertencemos uma rede mundial de educação. Só no Brasil são mais de 300 mil alunos. Estamos participando do encontro da nossa região administrativa, o que é algo extremamente enriquecedor. Oportunidade de traçar planos, tratar de assuntos pertinentes a nossa filosofia educacional e crescer profissionalmente”, explica Iran.

O professor Iran ressalta ainda o fortalecimento da educação adventista em Montes Claros, com a construção de um novo Colégio no bairro Morada do Sol, região sul da cidade. “Estamos trabalhando neste novo projeto, são mais de 7 mil metros de área construída. Estamos planejando iniciar as atividades neste colégio de forma parcial em 2021”, finaliza Iran.