Rompimento de barragem deixa ao menos 200 desaparecidos em Brumadinho-MG

Crédito: Uarlen Valério

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBM-MG) informou que aproximadamente 200 pessoas estão desaparecidas, após o rompimento de uma barragem de rejeitos, em Brumadinho (MG), nesta sexta-feira (25/1). Até o momento, quatro pessoas feridas foram levadas para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte. Ainda não há mortes confirmadas.

De acordo com a corporação, 51 militares e seis aeronaves estão sendo utilizados para localizar e auxiliar vítimas da tragédia. As aeronaves também estão ajudando a resgatar pessoas que estão ilhadas por conta da lama.

Os bombeiros também montaram um Sistema de Comando de Operações, no Centro Social do Córrego do Feijão (Rua um, próximo ao campo de futebol e à igreja católica), onde estão representantes de diversos órgãos de segurança pública. Há ainda um posto de arrecadação de alimentos, na Faculdade Asa de Brumadinho.

Danos Ambientais

A barragem de rejeitos da Vale se rompeu no início da tarde desta sexta. Segundo o Corpo de Bombeiros, a lama atingiu, além da parte técnica da mineradora, uma comunidade próxima ao local. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já foi acionado para avaliar os danos ambientais.

O presidente Jair Bolsonaro anunciou que três ministros (do Desenvolvimento Regional, Gustavo Henrique Canuto; Minas e Energia, Bento Albuquerque; e Meio Ambiente, Ricardo Salles) estão a caminho do local. Ele próprio deve ir à cidade mineira na manhã deste sábado (26/1). Enquanto isso, um gabinete de crise foi montado no Palácio do Planalto para acompanhar todo o desenrolar da situação.

Ações de emergência

De acordo com a Defesa Civil, os moradores que vivem na parte mais baixa da cidade estão sendo retirados das casas. A empresária, de 51 anos, Ione Pozza é dona de um restaurante as margens do Rio Paraopeba, e ela contou ao Portal WebTerra, que o medo da população é da lama descer e a causar mais estragos a cidade.

“O  maior medo da população da lama descer toda de uma vez e o estrago ser maior. As pessoas estão juntando as coisas mais importantes e indo para a parte de cima da cidade. A cidade é baixa e o rio atravessa ela, quando ele enche já causa um estrago grande, e agora estamos esperando uma segunda ordem”, conta a moradora.

A Polícia Rodoviária Estadual informou que a MG-040, entre as cidades de Brumadinho e Mário Campos, está totalmente interditada por causa do rompimento da barragem. A Cruz Vermelha informou também que uma equipe de 50 voluntários treinados em resgate foi enviada para a região.

Veja algumas fotos após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, na Grande BH.

Crédito: Uarlen Valério

 

Crédito: Redes Sociais
Crédito: Redes Sociais