Médico desmente ter atendido paciente depois de ataque de “potó” em Montes Claros

Crédito Foto: Divulgação/Internet

O Médico cardiologista Rosembeg Medeiros, desmentiu na manhã de hoje, 05, para o Portal de Notícias WebTerra, a falsa informação (Fake News) de que teria atendido a um homem no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), após um besouro bombardeiro miúdo, popularmente conhecida como “potó”, ter entrado em seu ouvido, causado uma lesão auditiva e depois provocado cegueira ao suposto paciente.
Medeiros informou que não atende no HUCF, mas em outra unidade hospitalar de Montes Claros e que apenas alertou a toda a população de Montes Claros sobre o grande número de besouros “potós” que são presentes nesta época do ano, com a combinação perfeita de calor e chuva e os ataques acontecem a noite.

Januária, cidade ribeirinha no norte de Minas com população estimada em 68.628 habitantes, segundo o IBGE, vive uma grande infestação destes pequenos besouros que causam queimaduras e pequenas feridas, pois os insetos liberam um líquido irritante chamado pederina, em contato com a pele humana.

As áreas mais afetadas são a face e as dobras (do pescoço, cotovelo, joelho). Caso se leve a mão com a substância cáustica aos olhos, poderá ocorrer conjuntivite. O primeiro sintoma é o ardor ou prurido, seguido de vermelhidão local intensa. Pode haver formação de bolhas, como em uma queimadura. As lesões acompanham o trajeto do besouro atritado na pele e podem se infectar por bactérias ao serem coçadas.

Os insetos costumam se esconder embaixo de tapetes, atrás dos móveis e até na roupa de cama. São milhares de espécies, mas, de acordo com especialistas, eles trazem mais incômodo do que perigo. Nesse grupo, estão as mariposas, os cupins, as joaninhas, os besouros e os gafanhotos. Para dificultar a entrada deles em casa, a dica é manter poucas luzes acesas, tampar as arestas de portas e locais que propiciam a entrada dos insetos e fechar as janelas no fim da tarde.

O médico alertou a população para sempre olhar sempre sobre a cama e o travesseiro, antes de deitar, verificar os sapatos, antes de calçá-los como forma de prevenir o ataque do inseto, bem como as roupas, antes de vesti-las.
A falsa notícia de que Rosemberg Medeiros supostamente atendeu um paciente que foi vítima do “potó”, circulou as redes sociais neste domingo (04). Na manhã desta segunda-feira, a assessoria de comunicação do HUCF, emitiu nota também desmentindo o ocorrido e alertando para as Fake News (Falsas Notícias) e chama a atenção para o não compartilhamento deste tipo de boato e que facilmente se espalham pelas redes sociais. “A respeito de um possível caso de cegueira em paciente atendido no Hospital Universitário Clemente de Faria após a entrada de um besouro “potó” no ouvido, a instituição não confirma este acontecimento. Tem chegado ao nosso Pronto – Socorro, pacientes com relatos do caso, e que, após exame médico, se constata a presença do inseto, o mesmo é retirado, sem outras complicações. Pedimos atenção e cuidado com casos de notícias falsas, que não devem ser repassadas sem a devida apuração prévia dos fatos, pois tais situações podem trazer transtornos a instituições e pessoas.

Crédito Foto: Internet