Escola municipal de Ermidinha conscientiza sobre DST’s e gravidez na adolescência

Crédito Fotos: Educamoc

Com objetivo de conscientizar os alunos quanto às doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência, autocuidado e higiene pessoal, a Escola Municipal Caio Lafetá, do Distrito de Ermidinha, recebeu os agentes do Programa Saúde na Escola (PSE) da Prefeitura de Montes Claros, José Geraldo Rocha e Rosângela Ferreira, que ministraram uma palestra para os alunos do 6º ao 9º ano.

“Decidimos trabalhar esse tema por ser uma questão de saúde pública. O diretor levantou essa demanda, que é a questão da iniciação sexual precoce; então a gente trabalha esses temas no intuito de evitar a gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis, com ênfase no autocuidado e higiene pessoal”, explica o cirurgião-dentista da Estratégia Saúde na Família e agente do PSE, José Geraldo Rocha.

Ainda na ocasião, os agentes orientaram os alunos sobre os serviços oferecidos pelo SUS e a legislação. Segundo eles, o retorno “foi muito positivo e surpreendente. Os alunos participaram efetivamente, com muita seriedade, fazendo perguntas e prestando muita atenção”.

Para o diretor da unidade, Fabrício Alves Fonseca, a atividade busca enriquecer o conhecimento dos alunos do educandário. Segundo ele, os pais também são conscientizados sobre o trabalho desenvolvido, já que eles autorizam por escrito a participação dos filhos, por se tratar de assuntos polêmicos. O objetivo, de acordo com o diretor, é que os alunos “se tornem cada vez mais autônomos nesse sentido, tenham mais consciência, e automaticamente previnam a gravidez na adolescência”.