Montes Claros 166 anos: Confira a programação completa de aniversário da cidade nesta segunda (3)

Foto: Sociedade Rural/Divulgação

 

Nesta segunda-feira (3), é o aniversário de Montes Claros. A princesinha do Norte faz 166 anos de emancipação política. Para marcar a data, a Prefeitura está preparando uma grande programação, que irá ser realizada no Parque de Exposições João Alencar Athayde em plena Expomontes (Exposição Agropecuária de Montes Claros), com “portões abertos” (entrada gratuita).

Segundo a prefeitura, a programação de aniversário começa às 9 horas, com a apresentação da banda da 11ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, sob a regência do tenente Paulo Roberto.

Às 10 horas, começa a Cavalhada, festa popular do folclore brasileiro que volta a ser realizada no Município 66 anos depois de sua última encenação. A representação da Cavalhada tem origem nos torneios da idade média, e tudo ocorre através de uma teatralização ao ar livre de uma batalha entre cavaleiros cristãos e mouros (muçulmanos).

Durante as apresentações os cavaleiros usam máscaras e roupas coloridas, e os cavalos também são ornamentados. Em Montes Claros a Cavalhada acontecia desde o século XIX, durante os festejos das Festas de Agosto no Largo da Matriz. O resgate da Cavalhada é fruto de uma parceria entre a família Maciel, descendente do grande incentivador histórico das Cavalhadas no município, Nivaldo Maciel, a Prefeitura de Montes Claros, a Sociedade Rural e o Núcleo do Mangalarga Marchador.

Logo às 13h30, teremos o show de Ray Edson Ribeiro, cantor norte-mineiro especializado em músicas românticas e sertanejas, figurinha carimbada na noite montes-clarense.

Às 14h30, quem estiver no Parque vai poder curtir a passagem de som do show principal da noite.

Às 15h30, é hora da criançada se divertir com o show infantil do grupo Cantaqui Contaculá. Formado por Ariã Santana, Allan Motta e Rayanne Martins, o Cantaqui Contaculá é um trio de histórias e mirabolâncias musicais. Eles apresentam adivinhas, parlendas, trava-línguas, histórias, músicas e ritmos da tradição brasileira, cantados e contados com muita poesia, alegria e emoção.

Às 17h30, é a hora do show de Flávio Linns, o “fenômeno”, cantor e compositor norte-mineiro que vai botar todo mundo pra dançar com seu forró.

Às 19 horas, a banda Ser Samba vai trazer o melhor do samba, do pagode e do axé.

Por fim, às 21 horas, teremos o show principal da noite, com cantor de renome nacional Tierry trazendo seus maiores sucessos, que incluem “Vira-lata caramelo”, “Cabeça branca” e “Lá ele”.