Meio ambiente: programa já preservou mais de 2 mil hectares em MOC; saiba como participar

Matas e nascentes preservadas contribuem para a biodiversidade. Foto: André Senna/Divulgação

A Prefeitura de Montes Claros junto a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA), já preservou mais de 2 mil hectares através do Ecocrédito.

O Ecocrédito é um programa, no qual a prefeitura realiza um incentivo financeiro de 5 Unidades de Referência Fiscal Municipal-URFs por hectare que o produtor rural preservar. O valor equivale a R$292,40.

Essa quantia é paga aos propietários rurais que preservam o ambiente em que está localizada sua terra. O crédito é utilizado para o pagamento de tributos municipais.

Jerônima possui 15 hectares cadastrados no Ecocrédito. Foto: André Senna/Divulgação

O programa vem sendo um agente transformador da paisagem rural da região, como afirma Jerônima Soares Oliveira. Ela possui 15 hectares incluídos no Ecocrédito.

Quando Jerônima adquiriu sua propriedade, há 30 anos, ela contou que o ambiente era árido, sem vegetação. Hoje, a mulher reconhece que o programa trouxe uma motivação maior, além de recursos para investir em sua terra.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Fabiano Oliveira, visitou às terras de Jerônima para acompanhar como está sendo feito o cuidado. Comparando situações, ficou constatado que as matas e nascentes estão mais preservadas no local.

Resultado positivo

De acordo com pesquisa da SEMMA, o programa Ecocrédito já preservou 2.105 hectares. A área equivale à 1.950 campos de futebol. Matas nativas e nascentes que contribuem para a biodiversidade e qualidade de vida da população, na região de Montes Claros.

O programa foi desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente. Foto: André Senna/Divulgação

Como participar

Para aqueles interessados em participar ou obter mais informações sobre o programa Ecocrédito, a Prefeitura disponibiliza o contato pelo telefone: 2211-3337.