Ciclistas de Montes Claros organizam um movimento com o objetivo de incentivar o uso a bicicleta e promover a conscientização do poder público e motoristas sobre os direitos e deveres dos ciclistas no trânsito. Ação será realizada no dia 27 de abril e, de acordo com um dos idealizadores do 1º GiroMoc, Thiago Silva Martins, o evento surgiu após diversos relatos de acidentes e situações agressivas de motoristas contra os ciclistas que transitavam pelas ruas da cidade.
“O movimento surgiu após vários relatos de pessoas que utilizam a bicicleta em Montes Claros e já passaram por momentos complicados no trânsito. Onde estavam na ciclovia e foram tratados com agressividade por motoristas irresponsáveis. Lembrando não são todos os motoristas; existem aqueles que respeitam os nossos direitos. Esse movimento não eu uma “guerra” -entre carro versus bicicleta, mais sim um movimento para a conscientização do poder público e motoristas que os ciclistas fazem parte do trânsito”, destaca Thiago Silva.
Ainda de acordo com o idealizador, a ação visa também orientar os participantes sobre os direitos e deveres e ainda ressalta que o projeto visa melhorar e dá visibilidade aos usuários da bicicleta.
“O principal deste movimento é cobrar respeito dos motoristas com os ciclistas. Mas vamos falar sobre os direitos e deveres, como por exemplo, o uso dos equipamentos de segurança para ciclistas. Nosso projeto é muito além do que um passeio por Montes Claros, ao final das atividades iremos levar um documento para o poder público municipal, solicitando as nossas demandas, que são principalmente a criação de ciclovias e a inserção do nosso seguimento em eventos realizados na cidade, como por exemplo, o desfile de 7 de setembro, a semana do trânsito entre outros”, diz.
Segundo a organização são esperados cerca de 500 ciclistas. As atividades serão realizadas no dia 27 de abril; a concentração será na Praça dos Jatobás às 07h30. Em seguida, às 09h os participantes farão uma pedalada, atrás do trio elétrico, seguindo sentido ao Mercado Municipal, Praça de Esportes, Praça Dr. Carlos e encerrar no estacionamento da rodoviária, na Avenida Donato Quintino.
Qualquer pessoa que utiliza a bicicleta pode participar. Para mais informações no telefone (38) 9.8414-2602