Novembro Azul incentiva prevenção do câncer de próstata

Divulgação da Internet

O mês de Novembro é marcado pela campanha mundial de combate ao Câncer de Próstata, uma ação que visa conscientizar os homens quanto aos cuidados e a prevenção.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

De acordo com o Instituto Nacional do câncer (INCA), um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, e estima-se que tenha surgido somente este ano, 68.220 mil novos casos no país.

A detecção do câncer de próstata pode ser feita por meio de dois exames: o antígeno prostático específico (PSA) e o toque retal. O primeiro é um exame de sangue que identifica o nível dessa proteína que, quando elevada, pode indicar câncer ou doenças benignas da próstata.

O segundo é feito pelo médico, que avalia tamanho, forma e textura da próstata. O preconceito e falta de informação de muitos homens em relação ao exame de toque, prejudica a prevenção e aumenta cada vez mais os índices de mortalidade com a doença.