Neste mês de outubro foi publicado um estudo na revista científica The Lancet Neurology em que é mostrado que os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) cresceram 14,8% em pessoas com menos de 70 anos em todo o mundo. No Brasil, cerca de 18% da incidência afeta a faixa etária de 18 a 45 anos, segundo dados da Rede Brasil AVC.
“Esse crescimento é atribuído a diversos fatores, incluindo o sedentarismo e hábitos de vida pouco saudáveis, como uma alimentação inadequada, que podem levar à obesidade, diabetes e hipertensão, mesmo entre pessoas mais jovens. Além disso, mudanças climáticas, altas temperaturas e a poluição ambiental também são fatores que contribuem para o aumento nos casos de AVC”, afirma Angelica Dal Pizzol, membro da Rede Brasil AVC e médica neurologista à CNN.
A condição AVC decorre da alteração do fluxo de sangue ao cérebro, causando a morte de células nervosas na região atingida. Entre as causas para o acidente vascular estão a obstrução dos vasos sanguíneos (AVC isquêmico) ou a ruptura do vaso (AVC hemorrágico). É uma das principais causas de morte e incapacitação no mundo.