Sobe para 78 o número de mortos e 105 pessoas estão desaparecidas na tragédia do RS

Imagem: Ricardo Sturckert PR

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou em boletim, na noite desse domingo (5), que o número de mortos subiu 78, devido às fortes chuvas que atingem o estado. Ainda segundo o boletim, 175 pessoas ficaram feridas, e 105 estão desaparecidas.

Os municípios afetados, de acordo com o órgão, são 341. Mais de 115 mil pessoas estão desalojadas e 18.487 estão em abrigos.

Nesse domingo (5), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) enviou mais duas aeronaves para apoiar as ações de busca e salvamento das vítimas dos temporais no Rio Grande do Sul. Com isso, quatro aeronaves mineiras vão passar a atuar no Sul do Brasil, incluindo um helicóptero com recurso de sobrevoo noturno.

O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública na última quarta-feira (1º), e o governador Eduardo Leite, afirmou que esse será “o maior desastre da história do Rio Grande do Sul”.

As regiões mais afetadas pelas chuvas no RS são: Central, Vale do Rio Pardo, Metropolitana, Serra Gaúcha e Vale do Taquari. Mais de 500 mil pessoas estão sem água e há mais de 292 pontos sem luz.

Marinha do Brasil enviou equipes, embarcações, aeronaves e viaturas para ajudar no resgate. A Força Aérea Brasileira enviou dois helicópteros para resgatar vítimas em cidades isoladas por causa das interdições nas rodovias, como Candelária, por exemplo.

Como ajudar?

Segundo as autoridades, desabrigados e desalojados que foram acolhidos pela Defesa Civil precisam de alimentos, colchões, roupas de cama e banho e também cobertores. Quem mora na região de Porto Alegre pode contribuir presencialmente no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual (avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, Porto Alegre).

Além de receber doações de vários itens, as autoridades permitem a doação de qualquer tipo de valor em dinheiro. Para permitir a colaboração de pessoas de outras cidades e estados, o Governo do Estado criou uma chave Pix para receber doações. Quem quiser contribuir, pode fazer um Pix para o CNPJ 92958800000138.

[Com informações de ITATIAIA]