Prefeitura de Montes Claros disponibiliza oportunidade para o futebol feminino, inscrições são gratuitas

Crédito: Divulgação Secretaria Municipal de Esportes e Juventude

Para aquelas que sonham em driblar obstáculos e mostrar seu talento nos gramados, a Secretaria Municipal de Esportes e Juventude de Montes Claros  oferece mais uma oportunidade para a prática do futebol feminino. 

As aulas acontecem regularmente nas terças e quintas-feiras, às 9h, e nas segundas e quartas-feiras, às 15h. E o melhor de tudo? Com inscrições gratuitas, para aquelas que sonham em pisar no gramado e demonstrar todo o seu talento, as interessadas devem entrar em contato através do (38) 2211-3389.

Um pouco de história

Em 1941, auge da ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas, o Brasil ainda se posicionava como neutro na Segunda Guerra Mundial. Ainda assim, o presidente acenava a alguns ideais fascistas, como um nacionalismo exacerbado e a estatização das atividades socioculturais – a exemplo do Carnaval e, no caso do decreto-lei 3.199, o futebol. 

Havia também o contexto social conservador da época, com a ideia predominante de que homens e mulheres deveriam desempenhar papéis específicos, como trabalhar e cuidar dos filhos, respectivamente.

Em 1941, um decreto assinado pelo presidente Getúlio Vargas proibiu as mulheres de praticarem a modalidade. Até então, a prática não era proibida, mas tudo mudou quando uma partida promovida em um grande estádio de São Paulo dividiu a opinião pública e expôs o machismo da sociedade. Foi considerado inaceitável que mulheres contrariassem a “natureza de ser mãe” em um esporte masculino e violento.

No artigo 54, consta a proibição que só foi revogada em 1979: “Às mulheres não se permitirá a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza, devendo, para este efeito, o Conselho Nacional de Desportos baixar as necessárias instruções às entidades desportivas do país.”

Ana Paula Paixão – com informações da Revista Galileu