Evento gratuito no Museu Regional do Norte de Minas abordará futebol e animação japonesa

No dia 24 de abril, às 15 horas, será realizado no Museu Regional do Norte de Minas, em Montes Claros, mais uma edição do Clio no Museu, que terá como tema “Futebol e animação japonesa: poder e identidade em debate”. O evento tem como proposta dar visibilidade aos resultados das pesquisas e às produções científicas em andamento nos cursos de História da Unimontes, além do próprio mestrado.

A palestra contará com a presença de João Pedro Mota Salgado, mestre em História do Programa de Pós-graduação em História da Unimontes. Sobre a abordagem que será tratada, ele informa que são temas distintos e que o convite para participar veio da Professora Rejane Meireles,  coordenadora do Clio e também palestrante do encontro.

“Acredito que a intenção é explorar temas alternativos na pesquisa historiográfica. Por mais que tenha havido avanços e uma ampliação nos tipos de fontes utilizadas em pesquisa na História, com acadêmicos explorando diferentes temáticas, ainda persiste um estigma em relação a esse tipo de abordagem. Há uma ideia de que para ser considerado pesquisa em História, é necessário utilizar jornais, documentos oficiais e arquivos disponibilizados em museus, entre outros”.

Sobre a importância do evento, João vê como um excelente espaço para a discussão de ideias, especialmente para os iniciantes na graduação em História. “É uma oportunidade para aqueles que têm interesse em pesquisar algo mais alternativo, mas não sabem por onde começar. Imagino que será um ambiente propício para a troca de ideias. Além disso, é uma ajuda significativa para ampliar os horizontes com abordagens mais contemporâneas. Essas abordagens, de certa forma, também são mais lúdicas, o que torna o processo mais atrativo”, destaca.

Além de João Pedro e Rejane, Rafael Amaral, mestrando do Programa de Pós-graduação em História da Unimontes, também será um dos palestrantes do evento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através deste link.

O Museu Regional do Norte de Minas fica na Rua Coronel Celestino, 75, Centro – Corredor Cultural. Mais informações no telefone (38) 3229-8090.