Usina de Triagem e Compostagem de resíduos Semimecanizada vai encerrar mais seis lixões no Norte de Minas

Foto: Codanorte/ Divulgação

A entrega da Usina de Triagem e Compostagem de resíduos Seminecanizada vai beneficiar seis municípios da região: Icaraí de Minas, São Francisco, Brasília de Minas, Ubaí, Campo Azul e Luislândia.

Essa obra marca o encerramento de mais seis lixões. “Com isso, cerca de 70 toneladas/dia de resíduos sólidos gerados nesses municípios não serão mais destinados de forma ambientalmente inadequada”, destacou a gerente do departamento de saneamento do Codanorte, Patrícia Mendes.

A obra foi finalizada, e os equipamentos já foram adquiridos, agora, a previsão é que a operação seja iniciada assim que a CEMIG finalizar o projeto elétrico e instalar a energia elétrica.

A triagem do material será feita de forma mecanizada porque o processo inclui o trabalho manual e também com máquinas. A obra foi viabilizada a partir de uma iniciativa do Ministério Público Estadual de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o Consórcio Intermunicipal e Multifinalitário para o Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas (Codanorte), através do convênio n° 17/2022. Ao todo, foram investidos R$ 2.999.950,00 (dois milhões, novecentos e noventa e nove mil e novecentos e cinquenta reais), para compra de equipamentos, valor que foi repassado para o Codanorte por meio do Fundo Especial do Ministério Público (FUNEMP).

Em contrapartida, os seis municípios se juntaram e investiram o valor de R$1.139.63 (um milhão, cento e trinta e nove mil e 63 reais) para a parte de edificação, que inclui o galpão de triagem e bloco administrativo. A área total do empreendimento é de 784,44 m2.

“Estamos construindo um Norte de Minas mais sustentável para todos. Unindo esforços, entre os setores públicos, privados e o judiciário, vamos cada vez mais avançar no desenvolvimento ambiental dos nossos municípios”, comemorou o presidente do Codanorte e prefeito de Francisco Dumont, Eduardo Rabelo.

Na oportunidade, o presidente do Codanorte vai fazer a entrega simbólica da chave da usina nas mãos do Procurador Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Doutor Jarbas Soares.