Coluna Fé e Razão: um olhar sobre a juventude

Os jovens crescem num mundo marcado cada vez mais pela tecnologia, internet, dispositivos eletrônicos, redes sociais etc. Isso é bom por exemplo quando utilizado para fins de pesquisa escolares e ruim pela falta de interação social.

A juventude caminha num isolamento, agarrado ao video game horas e horas, com evasão e baixo rendimento escolar. Futuro sombrio, onde mesmo formados não consegue colocação no mercado de trabalho, vivendo sobre o teto e sustento dos pais.

O aumento do álcool, drogas,não tolerando o contraditório e nem o não. Com músicas e danças hipersensualizadas, num apelo ao erotismo resultando as vezes na gravidez precoce.

Em sua maioria são , levados por influencer digital,filmes,novelas a mudança comportamental e de ideias, sem senso crítico. O certo se torna errado e o errado se torna certo.

Querem ganhar bem, fazer patrimônio, num ideia que tudo virá sem esforço. Mesmo com o monstro as vezes da falta de sentido e de significado , a juventude tem força, entusiasmo para revolucionar esse mundo.

Tem potencial para fazer diferente, são muitos desafios . Porém, podem construir uma sociedade melhor, mais justa e solidária.

O olha sobre a juventude é de esperança, com sua cabeça aberta e sem preconceito. Podendo usar Facebook, Instagram, tiktok etc como ferramentas da conscientização e transformação, começando em si mesmo.