Carnaval Seguro: dicas da Polícia Militar para uma folia tranquila

Foto: PMMG / Divulgação

Com o Carnaval em pleno vapor, milhões de foliões se preparam para dias de festa, música e diversão pelas ruas do país. No entanto, em meio à agitação das multidões, é essencial lembrar-se da importância da segurança. Para isso, a Polícia Militar de Minas Gerais, divulgou algumas dicas valiosas para que todos possam aproveitar o Carnaval com tranquilidade e segurança.

A PMMG destaca seis orientações e medidas preventivas para evitar incidentes durante as celebrações carnavalescas. O objetivo é proporcionar um ambiente seguro e agradável para todos os foliões. Por isso,  a corporação elaborou uma série de dicas que visam prevenir situações de risco e garantir que o Carnaval seja uma festa marcada pela diversão responsável.

Entre as principais orientações da Polícia Militar estão a importância de permanecer em grupos, evitar o consumo excessivo de álcool, manter-se atento aos pertences pessoais e seguir as orientações dos agentes de segurança presentes nas ruas. Além disso, a Polícia destaca a relevância de utilizar transporte público ou táxis ao voltar para casa após as festividades, garantindo assim a segurança no deslocamento.

Confira:

Priorize o transporte público, e se dirigir, não beba. Evite circular por locais mal iluminados.

Se possível, desinstale os aplicativos de banco no período do carnaval. Não entregue o seu cartão a terceiros no ato da compra.

As crianças devem estar identificadas com o nome e telefone dos responsáveis. Com as crianças, dê preferência para blocos direcionados para o público infantil. Colabore para a sua segurança.

Utilize doleira para guardar seu celular e dinheiro. Desative a função de aproximação do seu cartão e apague o código de segurança.

Evite o uso de acessórios de valor. Seja paciente. Evite brigas e confusões.

O uso excessivo de álcool aumenta o risco de situações indesejadas. Ao avistar alguém em atitudes suspeitas, acione a Polícia Militar.

Com informações da Agência Regional de Comunicação Organizacional – ARCO / 11ª RPM

 

Texto Ana Paula Paixão