AEESB: Aulas de ginástica do projeto Vida & Saúde auxiliam no processo de socialização de alunas

Já parou para pensar que, quando você joga uma partida de vôlei, futebol ou handebol, corre no parque, levanta peso na academia ou pedala com os amigos aos fins de semana, estava trabalhando tanto sua mente quanto o corpo? São pensamentos que as atividades em grupo nos proporcionam.

Não é segredo que fazer exercício com a galera fica ainda mais fácil criar uma rotina de treinos, isso porque um colega auxilia e cobra do outro. No projeto Vida & Saúde, da Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil (AEESB), que oferece aulas gratuitas de ginástica em Montes Claros, não é diferente.

Foto: Divulgação

Quem faz parte tem aprendido a cada dia a controlar as emoções e criado ainda mais confiança, como é o caso da Simone Medeiros, aluna do Núcleo do São Geraldo. “Para mim, que estou passando um momento muito difícil, onde há dias que acordo desanimada e cansada, eu me levanto e vou para o grupo. Quando chego lá e vejo a alegria das meninas, como elas se libertam e são felizes, aí me contagia. Percebo que a socialização é muito importante. Todos nós precisamos uns dos outros. Eu me sinto melhor, as meninas e os professores são ótimos. Me vejo muito mais feliz, e a atividade física é muito importante, bem como a socialização, comunicação, que têm me ajudado muito”, disse.

Benefícios de treinar em grupo

Conhecer novas pessoas e ampliar o seu círculo de amizades ou até mesmo ajudar no comprometimento das próprias metas. Essas são algumas das possibilidades, segundo especialistas

Por exemplo, de acordo com uma pesquisa australiana, publicada no periódico Journal of American Osteopathic Association, 69 estudantes foram avaliados. Eles puderam escolher entre um programa de exercícios individual ou em grupo.

Depois de 12 semanas, foi revelado que estudantes que optaram pelo treino coletivo relataram melhorias no bem-estar mental (de 12%), no condicionamento físico (24%), na estabilidade emocional (em 26%), além de uma diminuição de 26% nos níveis de estresse. Os demais que ficaram sozinhos apenas observaram mudanças no bem-estar mental, com melhora de 11%

Para o professor Christian Bertolino, as aulas em grupo são mais atrativas e resultam em melhora a resposta de prazer.

“A atividade em grupo fortalece a comunidade, realizando formas de contribuir tanto emocionalmente quanto ajuda a criar vínculos com famílias. Com a possibilidade de pessoas ficarem depressivas, a atividade física é o remédio. O exercício faz com que as pessoas desenvolvam essa socialização e uma melhor qualidade de vida”, disse.

Vida & Saúde

O projeto atende mais de 140 pessoas, de 16 a 80 anos, com aulas de ginástica. Executado durante 12 meses, o objetivo é oportunizar a prática esportiva sistematizada para idosos e contribuir para a redução da ociosidade, ajudar no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo o aparecimento de doenças crônicas e também mantendo a mente saudável.

É desenvolvido pela AEESB via Lei Federal de Incentivo ao Esporte (LIE) e tem o apoio da concessionária Eco135. A ação visa o desenvolvimento de idosos por meio do esporte, tendo como meta estimular a melhora na percepção corporal dos assistidos, bem como a qualidade de vida e bem-estar. As turmas serão divididas em quatro núcleos, no matutino e noturno, com dias e horários específicos. Acesse www.aeesb.com.br e saiba mais.

Gian Marlon
Jornalista de formação pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte, em 2019. Natural de São Francisco-MG, tem passagens por algumas redações de jornais, sendo TV, impresso e portais. Fã de esportes, animes e música.