Coluna Fé e Razão: a idolatria do dinheiro

A idolatria consiste em divinizar o que não é Deus, prestando honra e veneração a algo criado no lugar de Deus.
Disse Jesus em Mateus 6,24 não podeis servir a Deus e ao dinheiro, esse desejo desmetido enloquece o ser humano.

Quem ama o dinheiro nunca se fartará de dinheiro, quando mais tem mais quer,sinal equivocado de poder e de felicidade. Porque a felicidade infinita, nunca será saciada, esse é um ídolo falso. O dinheiro é para suprir nossa privação material, é legítimo e devemos buscar, porém, não significa o fim exclusivo de nossa vida.

Essa obsessão pelo dinheiro, tem efeitos e consequências mentais,social e sobretudo conflitos familiares, com divisão, brigas e contendas no momento da partilha de bens.

Algo comum em nossa sociedade , o empréstimo a juros, pessoas que vivem disso. É um pecado comum e nunca confessado e proibido na Bíblia em Êxodo capítulo 22,25 ” não cobre visando a lucro” e Levítico 25,37” não lhe emprestará com juros”.

O apego ao dinheiro e seu endeusamento adoece a alma e rouba a paz.

Mateus 6,19 diz ” não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem e os ladrões não furtam e nem roubam. Porque, onde está o teu tesouro, lá também está teu coração “.