Geraldinho Prates, ex-atleta montes-clarense de vôlei, morre aos 56 anos

O ex-levantador Geraldo Prates Neto, Geraldinho, considerado um dos melhores atletas da história do voleibol montes-clarense, morreu na madrugada desta quarta-feira (10), aos 56 anos. De acordo com a família, Gera faleceu em decorrência de uma septicemia seguida de falência de órgãos. O corpo está sendo velado na Santa Casa desde o início da manhã.

Gera ao lado dos companheiros de quadra ( o primeiro agachado da direita para esquerda)

O ex-atleta iniciou a carreira nas categorias de base do Montes Claros Tênis Clube (MCTC)  na década de 80. Logo depois, com estilo único chamou a atenção do Minas Tênis Clube. Jogou também na Unisa, Filipenses, Sporting Lisboa, de Portugal. Foi campeão mineiro, do sul-americano, 10 vezes campeão mineiro e bicampeão português.

Reprodução/Programa Momento Esportivo

Em entrevista ao programa Momento Esportivo, apresentado por Rubem Ribeiro, gravado há cerca de 10 anos, Geraldinho conta que com 15 anos já fazia parte do time adulto do MTC, equipe imbatível no interior do estado, como descreveu. Aos 16, depois de jogar contra o Minas, foi chamado para fazer parte do elenco da capital mineira.

Reprodução/Programa Momento Esportivo

Prates encerrou a carreira após um acidente ocorrido quando ainda atuava na Europa. “Na época, estava no Sporting, de Lisboa, tinha acabado de jogar o Campeonato Português, Copa do Rei e participado do Campeonato Europeu. Tinha assinado um contrato com o Olympiacos. A gente aproveitava as folgas para viajar a Lisboa, França, para passear. Aproveitávamos aquele momento e, infelizmente, tive uma acidente de carro e problema na medula. Tive que voltar ao Brasil para fazer o tratamento, em Ribeirão Preto. Voltei para Montes Claros, engordei e tive que parar”, contou no Programa Momento Esportivo.

Em nota, o Montes Claros América Vôlei, tradicional clube do voleibol, lamentou a morte do ex-jogador. Geraldinho era primo do técnico das categorias de base do Coelho, Norberto Gorayéb. Confira na íntegra o texto publicado:

NOTA DE PESAR – GERALDINHO PRATES

LUTO ⚫ | O Montes Claros América Vôlei lamenta profundamente o falecimento do ex-levantador montes-clarense Geraldo Prates Neto, o Geraldinho, aos 56 anos, na madrugada desta quarta-feira (10), em decorrência de uma septicemia seguida de falência de órgãos.

O ex-atleta iniciou a carreira nas categorias de base do Montes Claros Tênis Clube (MCTC). Logo depois, com estilo único chamou a atenção do Minas Tênis Clube. Foi campeão mineiro, metropolitano e brasileiro, tendo também passagem pela Europa.

Nesse momento de dor e tristeza, nos solidarizamos, expressando sinceras condolências aos familiares e amigos por esta perda inestimável.

Gian Marlon
Jornalista de formação pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte, em 2019. Natural de São Francisco-MG, tem passagens por algumas redações de jornais, sendo TV, impresso e portais. Fã de esportes, animes e música.