Coluna Portal do Pet: Parvovirose Canina

Imagem: Internet/ Ilustrativa

Caracteriza-se por uma infecção e inflamação no trato digestivo e atinge principalmente cães filhotes, especialmente aqueles que não fizeram o protocolo vacinal corretamente. Cães adultos não vacinados e debilitados também correm o risco de serem infectados.

Quando o animalzinho contrai a Parvovirose, o vírus se reproduz e destrói as células da parede do intestino. O que provoca quadros agudos de diarréia com sangue. O trato digestivo como um todo é afetado e o animal apresenta enjôos e vômitos. É uma doença séria e se não tratada com urgência, pode levar o cãozinho a óbito.

O contágio acontece principalmente a partir do contato direto com as fezes de um cão doente, mas o vírus também pode estar nos pelos e objetos do cão infectado. O Parvovírus é muito resistente e pode permanecer por meses no ambiente e em objetos como comedouros, roupas e cobertores. Assim, é necessária uma quarentena para introduzir um novo animal nesse ambiente.

Veja quais os principais sintomas da Parvovirose:

  • Vômitos frequentes;
  • Diarreia com sangue e odor forte;
  • Falta de apetite;
  • Apatia;
  • Prostração

Caso seu cãozinho apresente esses sintomas, procure imediatamente um veterinário, pois com os vômitos e diarreia frequentes o animal desidrata e enfraquece rapidamente; podendo ser fatal.

O tratamento precisa ser iniciado o quanto antes para que o quadro não evolua. Como toda virose, não há tratamentos específicos e é feita uma terapia de suporte com soro na veia, medicamentos para vômito, polivitamínicos e antibióticos para infecção intestinal.

Apesar de ter cura, a parvovirose tem uma alta taxa de letalidade. O tempo entre o aparecimento dos sintomas e o início do tratamento são decisivos para salvar o pet.

A prevenção da doença é feita principalmente através da vacinação. Até concluir o protocolo vacinal, o filhote não deve ter contado com outros cães e nem ir ao pet shop para tomar banho. Para sair de casa, é preciso levá-lo no colo ou em caixas de transporte. Já os cães adultos precisam ser vacinados anualmente com uma dose da vacina Poliviral (Polivalente, V8, V10).

Mantenha a saúde do seu amigo de quatro patas através de visitas frequentes ao veterinário, ração de qualidade, passeios frequentes e proteção contra parasitas.

Abraço carinhoso da Vet!