Termina neste domingo prazo para inscrição em doutorado em Produção Vegetal da UFMG em Montes Claros

Termina no dia 16 de julho, o prazo de inscrição para seleção do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal oferecido pela UFMG em Montes Claros. Ao todo, são oferecidas quatro vagas, sendo uma delas reservada para candidatos autodeclarados negros. Os selecionados podem concorrer a bolsas de pesquisa oferecidas pelo CNPq.

Inscrições
As inscrições serão feitas exclusivamente via Internet, acessando a 
página web do Programa, preenchendo o formulário de inscrição e submetendo-o com os demais documentos previstos no edital, em arquivo no formato PDF. O candidato deverá enviar documentação para o e-mail: producaovegetal.ufmgica@gmail.com . Os requisitos para inscrição, a constituição da banca examinadora, o processo de seleção, o resultado final e o registro e matrícula seguirão os mesmos termos do Edital Regular de Seleção 2023 .

Seleção
O processo de seleção será constituído de três etapas fechadas. A primeira etapa consiste na avaliação do Curriculum vitae com valor de 40 pontos. A segunda fase tem valor de 30 pontos se trata da avaliação de conhecimentos específicos na área de produção vegetal. A terceira etapa é avaliação do projeto de pesquisa escrito pelo candidato e de sua apresentação e arguição. Esta fase tem valor de 30 pontos.

Resultado
O resultado da seleção será divulgado no dia 28 de julho na 
página do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal.
Acesse a chamada para o doutorado em Produção Vegetal 
aqui
Para mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, clique 
aqui.

Sobre o Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal
O objetivo do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal é formar recursos humanos, em nível de Mestrado e Doutorado, com capacidade para desenvolver pesquisas, tecnologias e inovações voltadas ao cultivo de vegetais e com sólida compreensão dos fatores e processos que ocorrem na interface solo-planta. São duas linhas de pesquisa: “Ciência e Tecnologia do Cultivo de Plantas” e “Ciência e Tecnologia de Recursos Ambientais e Interação de Plantas”.

Ciência e Tecnologia do Cultivo de Plantas
Esta linha de pesquisa tem como objetivo produzir conhecimentos científicos, tecnológicos e de inovação relacionados ao cultivo e manejo de plantas, com ênfase na sustentabilidade da produção agrícola. Os estudos visam identificar e solucionar problemas associados aos sistemas de produção vegetal pautados nas temáticas e princípios da genética e melhoramento de plantas, da fisiologia e da tecnologia da produção de sementes, todos estes conjugados as técnicas da biologia molecular e da Biotecnologia.

Ciência e Tecnologia de Recursos Ambientais e Interação de Plantas
Esta linha de pesquisa proporcionará o desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação em pedologia e uso do solo; química, mineralogia, poluição e degradação do solo; manejo e conservação do solo e da água; física e mecânica do solo; corretivos, fertilizantes e aproveitamento de resíduos; dinâmica e disponibilidade de nutrientes no sistema solo-planta; nutrição, metabolismo e diagnose nutricional de plantas; carbono no sistema solo-planta; associações planta-microrganismos; competições intra e interespecíficas de plantas; respostas fisio-metabólicas de plantas a agentes bióticos e abióticos; análise de traços e compostos orgânicos; e química dos produtos naturais.

(Ana Cláudia Mendes I Cedecom UFMG Montes Claros)