Coluna Portal do Pet: plantas venenosas para pets

Com os pets, todo cuidado é pouco. Cães e gatos brincam com tudo o que veem pela frente e são muito curiosos. Quando se tem plantas em casa, preciso ter cuidado! Os pets acabam mastigando as folhas e podem se intoxicar.

As plantas venenosas para cães, gato e humanos são comuns e algumas espécies podem ser encontradas em jardins ou mesmo em vasos decorando as casas. Assim, é importante saber reconhecê-las e evitar o contato.

Veja algumas das plantas venenosas mais comuns:

COMIGO-NINGUÉM-PODE – a ingestão e o contato podem causar queimação, inchaço na região da boca e língua; náuseas, diarréia, dificuldade de engolir e asfixia.

AZALEIA – altera a função dos músculos esqueléticos e cardíacos.

ESPIRRADEIRA – a ingestão causa distúrbios cardíacos que podem culminar complicações graves à saúde.

MAMONA – as sementes de mamonas possuem uma potente toxina que interferir no metabolismo das células.

TINHORÃO – o contato causa dor, irritação e inchaço em todo o corpo.

ESPADA DE SÃO JORGE – causa dificuldades de mobilidade e no sistema respiratório. Um dos primeiros sinais em pet é a salivação intensa.

BICO-DE-PAPAGAIO – muito usada no período do Natal em casas e shoppings. A seiva leitosa que pode causar lesões na pele, mucosas e problemas que dificultam a visão, além de inchaço na região dos lábios e língua.

COPO-DE-LEITE – se ingerida, causa irritação, inchaço e inflamação.

COSTELA-DE-ADÃO – causa irritação na pele e mucosas.

Caso seu pet tenha contato ou faça a ingestão de alguma dessas plantas, leve-o imediatamente a um veterinário para o tratamento adequado. Leve a planta também para que o profissional possa verificar se há um antídoto.

Para quem tem um animalzinho em casa o ideal é não ter plantas venenosas. Entretanto, caso não queira abrir mão dessas plantas, alguns cuidados são necessários para que o pet não tenha acesso a elas. Para quem tem cães, basta pendurá-las ou colocá-las em locais altos e ficar atento se as folhas estiverem caindo.

Já para quem tem gatinhos é mais complicado e o indicado é não ter mesmo, pois ao pendurar as plantas com folhas pendentes podem atrair ainda mais a atenção dos felinos.

Há muitas formas de decorar a casa e deixá-la mais verde mantendo a segurança dos peludos. Veja algumas plantas seguras para cães e gatos:

  • suculentas;
  • manjericão;
  • bambu
  • rosas;
  • orquídeas;
  • marantas;

É instintivo o hábito do pet comer plantas para auxiliar no funcionamento digestivo ou mesmo quando come algo e sente que não “caiu” bem. Nesse caso, o animalzinho come a planta com o objetivo de vomitar e expulsar o que está fazendo mal.

As folhas do milho-alho, manjericão, hortelã, alecrim e camomila são algumas das plantas que os pets podem comer e fazem bem para o organismo.

Abraço carinhoso da Vet!