Coluna Portal do Pet: gestação em cadelas e gatas

O período da gestação é um momento que requer certos cuidados em mulheres e nas pets fêmeas também. O pré-natal, parto e pós-parto exigem atenção especial para garantir a saúde das mamães e dos seus filhotes.

Ao optar que sua fêmea (cadelinha ou gatinha) reproduza, o tutor precisa atualizar as vacinas e vermifugação antes do início da gestação. Outro ponto importante é iniciar uma suplementação já no período do cio e continuar durante todo o ciclo gestacional. Uma boa alimentação é o fator principal para a saúde da mãe e dos bebês. É indicado que a fêmea se alimente de uma ração super-premium da gestação até o desmame dos bebês.

O período de prenhez da cadela e da gata dura de 58 a 63 dias. No início desse processo, podem ocorrer enjôos e consequentemente, redução de apetite. As alterações hormonais desse período também trazem mudança de comportamento e a pet pode ficar mais sensível/carente ou até mais irritada. As futuras mamães irão sentir mais sono e podem evitar as atividades físicas.

A partir do 21° dia de prenhez, o ultrassom abdominal já consegue confirmar a gestação e avaliar o número de filhotes e a formação deles.

O momento do parto pode ser estressante para muitos tutores, mas saiba que a fêmea sabe tudo o que precisa ser feito. Deixe-a confortável, num local tranquilo e longe dos outros pets da casa. Providencie uma caminha ou mesmo uma caixa de papelão para servir de ninho e coloque a água e alimentos no local.

O trabalho de parto pode durar até 24 hs. Caso os filhotes não estejam nascendo, é necessário acompanhamento veterinário para avaliar a necessidade de cesariana. Os filhotes começam a nascer pela cabeça. Caso o bebê esteja saindo pela perninhas, não tente puxá-lo, pois ele pode estar enganchado. Procure atendimento imediato.

Abraço carinhoso da Vet