Solidariedade: contribuintes do IR podem dedicar parte do imposto a Fundação Sara, em Montes Claros

Yasmim Gabriele, de 5 anos. Foto: Fundação Sara

Todos os anos, milhões de brasileiros declaram Imposto de Renda (IR), porém poucos sabem sobre o direito de destinar 3% do valor para instituições vinculadas ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

O “Imposto de Renda Solidário” é uma campanha que visa auxiliar instituições e casas de apoio de crianças, adolescentes e idosos. Aqui em Montes Claros, a Fundação Sara, é uma das instituições que recebem os recursos provenientes do IR e beneficia centenas de crianças e adolescentes com câncer de Minas Gerais.

A iniciativa é amparada pela Lei Federal 8.069/90, que permite a destinação por meio do Fundo da Infância e da Adolescência – FIA. O valor é descontado diretamente do imposto de renda, ou somado à restituição. O período para a entrega das declarações este ano vai até 31 de maio.

Somente em 2022, a Fundação Sara com os recursos provenientes do Imposto de Renda, ofereceu medicamentos, exames não custeados pelo SUS, consultas com especialistas, acompanhamento do tratamento do câncer infanto juvenil, entre outras áreas.

Segundo a superintendente executiva da fundação , Silvana Amorim, a expectativa da instituição é aumentar a arrecadação via Imposto de Renda, por meio dos contadores, que são os principais responsáveis por incentivar os declarantes.

 “É uma iniciativa amparada por lei, muito fácil de fazer, pois é no próprio formulário da declaração e sem nenhum custo para o declarante, ou seja, você consegue ajudar centenas de crianças sem tirar nada do bolso”, explica.

A campanha do Imposto de Renda (IR), é essencial para ajudar nas despesas de assistência e acolhimento dos assistidos da Fundação Sara. Alessandra Almeida é mãe da pequena Yasmim Gabriele, de 5 anos. Elas são da cidade de Bom Despacho/MG e se mudaram para Belo Horizonte em busca de tratamento para a filha.

“Desde o processo de descoberta da doença, me senti mais acolhida e segura na Fundação Sara. Sou muito grata por hoje minha filha ter uma assistência de qualidade, com ótimos profissionais”, revela a mãe.

A declaração do Imposto de Renda segue até o dia 31 de Maio. Para mais informações sobre como destinar 3% do seu Imposto de Renda a Fundação Sara, entre em contato a instituição pelos telefones (38) 3214-5500 /988293042 ou acesse o site www.fundacaosara.org.br/IR.