Coluna Portal do Pet: alimentação natural

Imagem: Internet/Ilustrativa

Em busca de mais saúde e longevidade para cães e gatos, muitos tutores têm optado pela alimentação natural. Seja ela cozida, crua ou misturada à ração seca.

A dieta caseira baseia-se numa alimentação balanceada e elaborada individualmente e seguindo critérios de cada animal. O cardápio, a quantidade e a frequência da alimentação será definida pelo médico veterinário nutricionista com base na idade, raça, peso (desnutrição ou obesidade), grau de atividade física e doenças pré-existentes.

Esse tipo de dieta oferece uma nutrição superior com proteínas de alto valor biológico, bem como gorduras saudáveis, carboidratos não inflamatórios de baixo a moderado índice glicêmico e enriquecida com legumes, verduras e hortaliças.

Oferecer ao seu animal os restos da comida, não é alimentação natural. A comida humana têm mais sal e gordura dos que os pets podem ingerir, além de conter diversos condimentos que são tóxicos ou não-tolerados pelos cães e gatos; podendo causar irritação do trato digestivo e ocorrer vômitos e diarreia. A cebola, por exemplo, é tóxica e destrói as células vermelhas do sangue. Outro perigo são os ossos de galinha (cozidos, assados, fritos), pois ao serem mastigados pelos pets, criam lacas que podem perfurar o esôfago, estômago ou intestino causando hemorragia e até a morte por engasgo. Fique atento!

A alimentação fresca é excelente para os peludos com paladar exigente ou para aqueles que não se alimentam bem com ração seca industrializada. Outra opção é a alimentação mista (natural + industrializada) que objetiva enriquecer a ração com alimentos naturais e melhorar a aceitação do pet.

Inúmeras são as vantagens para um pet que se alimenta de uma dieta natural. A alimentação caseira contém 7x mais água que a ração seca, mantendo assim, seu animalzinho mais hidratado e evitando problemas renais e urinários. Outra característica benéfica é a alta concentração de fibras que auxilia no bom funcionamento intestinal e resultando em uma menor quantidade de fezes e com menos odor.

Antes de optar pela dieta natural para o seu amigo de quatro patas, procure um veterinário especialista em nutrição para a elaboração de um alimentação nutritiva, balanceada e segura. Não troque o tipo de dieta do seu pet de forma brusca. Um período de transição é muito importante para a adaptação do sistema digestivo.

Abraço carinhoso da Vet