Divulgado os preparativos para a realização da tradicional Festa do Trabalhador em Montes Claros

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA) e parceiros, está ultimando os preparativos para a realização da sua tradicional Festa do Trabalhador, no dia 1º de maio, no Parque Municipal Milton Prates. As comemorações trarão uma vasta programação artística, cultural e de lazer, das 9 às 17 horas, com expectativa de participação de milhares de crianças, jovens, adultos e idosos, a exemplo do que ocorreu nos últimos anos.

Nessa terça-feira, 18, foi realizada uma reunião com os vendedores ambulantes que irão atuar durante a Festa. São cerca de 80 cadastrados, que terão oportunidade de comercializar alimentos e outros produtos. Os vendedores ambulantes e auxiliares deverão utilizar blusas padronizadas, calça jeans e sapatos fechados, para que os participantes da Festa possam identificá-los. Outra orientação é quanto ao uso de touca, máscaras cobrindo o nariz e disponibilização de álcool em gel para higienização pessoal.

As áreas a serem disponibilizadas são de até seis metros quadrados. As áreas de um metro quadrado serão disponibilizadas para a comercialização de brinquedos, espetos e outros produtos similares. Os espaços de dois metros quadrados serão destinados a bebidas e similares. As áreas acima de três metros quadrados serão para alimentos.

As tendas deverão comportar os produtos na área interna. Para a instalação de mesas, será necessário pré-cadastro na Secretaria de Meio Ambiente. É vedado o uso de veículos automotores na área gramada, assim como o uso de energia elétrica no espaço público.

Créditos: Pedro Neto – Divulgação/SEMMA

Os ambulantes não poderão utilizar fogão a lenha, somente carvão vegetal. O resíduo sólido não poderá ser descartado no interior do Parque e deverá ter sua destinação correta, sob responsabilidade de cada ambulante. Vendedores de cocos não poderão deixá-los espalhados pelo Parque. Fogão a gás só com autorização do Corpo de Bombeiros.

A fiscalização será feita pela Polícia do Meio Ambiente, Polícia Militar (com detector de metais), Guarda Municipal, Secretaria de Serviços Urbanos (SSU), Polícia Civil e Polícia Penal. A ação terá apoio, ainda, do setor de Fiscalização Ambiental do Município.

O secretário de Meio Ambiente da Prefeitura, Soter Magno, explica que o objetivo é garantir segurança e condições de diversão e lazer à população de Montes Claros. “Também é uma oportunidade para que vendedores ambulantes possam ampliar a renda”, afirmou.