Coluna Portal do Pet: dermatite atópica

Dermatite atópica

Essa doença de pele é caracterizada por uma hipersensibilidade do animal à poeira, ácaros, mofo, pólen, picada de pulgas e carrapatos e outros agentes alérgenos do meio ambiente. É uma enfermidade de origem genética e não contagiosa. Caracteriza-se principalmente pelo ressecamento e consequente fragilidade da barreira natural da pele.

O principal e mais incômodo sinal desse tipo de dermatite é a coceira acentuada. Assim, o diagnóstico dessa alteração dermatológica não é fácil, pois é necessário descartar diversos outros problemas que causam coceira em cães e gatos.

O pet atópico pode apresentar:

  • Coceira intensa;
  • Lambedura compulsiva em patas e abdômen ;
  • Vermelhidão e descamação da pele;
  • Alteração no odor natural da pele e dos pelos;
  • Escurecimento e engrossamento da pele;
  • Perda de pelo acentuada;
  • Quadros de otites recorrentes;
  • Infecção por fungos e bactérias oportunistas.

Apesar da doença ser predominante em cães, os gatos também apresentam alterações e são ainda mais difíceis de diagnosticar, pois o felino se lambe com frequência para “tomar banho”.

O caminho para se fechar o diagnóstico é primeiramente excluir a possibilidade de outras dermatites alérgicas e não alérgicas, por meio de uma avaliação detalhada do histórico e sinais clínicos do pet associados à exames de pele como um raspado ou biópsia.

Como esse tipo de dermatite alérgica não tem cura, o tratamento consiste no controle das crises de coceira, proteção contra infecções e picadas de parasitas. O tratamento consiste em um conjunto de estratégias. Na terapia tópica, os banhos terapêuticos com shampoos especiais e constante hidratação da pele são de grande valia na estabilização do quadro.

Já o tratamento interno, se dá pelo uso de suplementos à base ácidos graxos e medicamentos necessários para cada caso como por exemplo antiinflamatórios e antibióticos específicos. Uma alimentação adequada previne complicações nos quadros de dermatite atópica, pois alguns tipos de proteínas pode ser causadoras de alergia em cães e gatos.

Procure um médico veterinário de confiança se o seu animalzinho se coça com frequência e não faça nenhum tratamento sem orientação.

Abraço carinhoso da Vet