Portal do Pet: otite em cães e gatos

Imagem: Internet/ Divulgação

A otite é uma inflamação no ouvido que causa dor e bastante incômodo ao pets.

O principal agente causador dessa enfermidade é o fator alérgico que sensibiliza o ouvido, deixando-o mais exposto a infecções por bactérias, fungos e ácaros.

Cães com orelhas grandes e pendulares como Cocker Spaniel e Basset Hound podem ter maior propensão à otites. Com o formato da orelha e conduto auditivo mais fechado, há uma dificuldade na renovação das células e um aumento da umidade na região.

Os principais sinais de otite em cães e gatos são:

  • Chacoalhar a cabeça com frequência;
  • Coçar a região lateral da face e as orelhas;
  • Esfregar as orelhas e a cabeça no chão ou na parede, por exemplo;
  • Dor, “febre” e vermelhidão na orelha;
  • Cheiro forte e secreção na região interna do ouvido ou cera em excesso;
  • Chorar ou gritar ao coçar a

Assim como ocorre em outras doenças, a otite quando não tratada ou tratado de forma incorreta, pode se agravar e causar alterações no sistema neurológico (alterando o equilíbrio), bem como pode lesionar o tímpano e comprometer a audição do pet de forma permanente.

Algumas medidas podem prevenir que seu peludo seja acometido pela otite como a proteção dos ouvidos durante o banho e secar bem as orelhas. O problema durante o banho, não é a água. É um mito a crença que, se cair água no ouvido saudável causará otite. O shampoo e outros produtos usados durante o banho podem irritar e desencadear um processo alérgico/inflamatório e que de fato desencadeia uma otite.

Se você tem piscina em casa ou leva seu pet à praia ou rios, não se preocupe. Pode deixá-lo nadar e se divertir sem problemas.

Nunca arranque os pêlos das orelhas do seu animalzinho, pois eles são importantes para a proteção do conduto auditivo. Apenas apare-os.

O tratamento da otite será de acordo com cada caso. Previamente é feita a limpeza do canal auditivo para eliminar o excesso de secreção e em seguida, é aplicada a medicação para tratamento local.

As otites crônicas, precisam ser avaliadas através de exames específicos para identificação dos agentes causadores.

Ao tratar a otite do seu pet, não suspenda o tratamento quando perceber uma melhora do quadro. Isso pode trazer um efeito rebote e o animal pode se tornar resistência aos medicamentos. Siga corretamente as orientações do seu médico veterinário de confiança.

Abraço carinhoso da Vet ’