Minas confirma primeira morte por febre amarela em 2023

Um homem, de 41 anos, morreu em decorrência da febre amarela, em Minas Gerais. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), na última terça-feira (14).  O óbito pela doença foi registrado na cidade de Monte Santo de Minas, no sul do estado.

De acordo com a SES-MG, a vítima era um trabalhador rural e veio a óbito no dia 23 de fevereiro neste ano. A confirmação da morte por febre amarela ocorreu após exame positivo da Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Segundo a SES-MG, após a confirmação da óbito, o estado emitiu uma nota técnica de alerta com orientações aos profissionais e serviços de saúde. Também instaurou uma investigação para determinar o local provável de infecção — se o contágio ocorreu em São Paulo ou em Minas Gerais.

Além disso, determinou uma reunião de alinhamento de ações com municípios e Unidades Regionais de Saúde de Passos e de Alfenas.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais disse que fará intensificação das ações de imunização para aumento da cobertura vacinal contra febre amarela.

Vacinação contra a Febre Amarela em Moc

A Prefeitura de Montes Claros realiza uma campanha de vacinação contra a febre amarela. A Secretaria de Saúde do município alerta homens e mulheres com idade de 9 meses a 59 anos, ainda não vacinados, a comparecerem à sala de vacina mais próxima.

A vacina é a principal forma de prevenção! Para mais informações: 2211-4353