Atleta espinosense Ana Patrícia inicia 2023 com pódio e estreia no Circuito Mundial nesta quinta (2)

Atuais campeãs mundiais, Ana Patrícia, natural de Espinosa, no Norte de Minas, e a parceira Duda começaram 2023 com pódio. A dupla ficou com a prata na disputa do The Finals da temporada 2022, realizada no final de semana em Doha, no Catar. O evento reuniu as melhores duplas da temporada do ano passado.

Ao faturar cinco medalhas na temporada Ellite 16 do Circuito Mundial, sendo ouro em Gstaad (SUI), ouro em Uberlândia (BRA), bronze em Jurmala (LET), Paris (FRA) e Cidade do Cabo (AFS), as meninas do vôlei de praia desembarcaram em Doha como primeiras do ranking. Duda e Ana venceram as quatro partidas da fase classificatória e passaram para a semifinal de forma direta.

No páreo, enfrentaram Calncy/Mariafe (AUS), e venceram por 2 sets a 1 ( parcias de15/21, 21/12 e 15/11). Já no duelo decisivo, as brasileiras acabaram superadas por Hughes/Cheng (EUA), por 2 sets a 0, em parciais de 18/21 e 16/21.

Com o segundo lugar no desafio, as brasileiras receberam prêmio de US$ 80 mil, o que equivale R$ 400 mil.

“O The Finals foi como esperávamos, uma competição muito difícil. Claro que gostaríamos de ter saído com o título, mas estou orgulhosa do nosso trabalho. Chegamos novamente a uma final e levamos a prata para o Brasil. Foi um pouco diferente terminar a temporada meio que junto com o início da outra, depois das férias. E agora já estamos prontas para mais uma competição importante. Essa semana já começa o primeiro evento do Circuito Mundial, e esperamos ter o mesmo bom desempenho”, disse Ana Patrícia.

A primeira etapa do Circuito Mundial 2023 começa na madrugada desta quarta-feira (1), em Doha, no Catar. Além delas, que estream nesta quinta (2), mais oito duplas nacionais estarão na disputa: Saymon/Vinicius, Talita/Thâmela, Andressa/Vitória e Taiana/Hegê no qualifying; e Duda/Ana Patrícia, Bárbara/Carol, George/André e Vitor Felipe/Renato direto na chave principal.

Vale lembrar que, nesta temporada, cade triunfo vale muito, pois o campeonato abrirá de forma oficial o período da corrida olímpica, que vai até junho de 2024, definindo as duplas que representarão o Brasil nos Jogos de Paris 2024.

Conquitas brasileiras

Em 2022, o Brasil conquistou 22 medalhas no Circuito Mundial, com Duda/Ana Patrícia, ouro nos Elite de Gstaad (SUI) e Uberlândia-MG (BRA), e bronze nos Elites de Jurmala (LET), Paris (FRA) e Cidade do Cabo (AFS); André/George, ouro no Elite de Uberlândia-MG (BRA), bronze no Elite de Jurmala (LET) e ouro no Challenge de Itapema-SC (BRA); Talita/Thâmela, ouro no Elite da Cidade do Cabo (AFS); Bárbara Seixas/Carol Solberg, prata nos Elites de Gstaad (SUI) e Jurmala (LET), bronze no Elite de Uberlândia-MG (BRA), e ouro nos Challenges de Tlaxcala (MEX) e Doha (QAT); Andressa/Vitória, prata no Elite de Uberlândia-MG (BRA), bronze nos Challenges de Itapema-SC (BRA) e Espinho (POR); Pedro Solberg/Arthur Lanci, prata no Elite de Uberlândia-MG (BRA) e bronze no Challenge de Dubai 1 (EAU); Talita/Rebecca, prata no Elite de Ostrava (TCH) e o bronze no Elite de Rosarito (MEX);  e Elize Maia/Thâmela, bronze no Challenge de Tlaxcala (MEX).

Confira a tabela da Etapa Elite 16 – Circuito Mundial  (horário de Brasília)

Qualifying

01/02 (quarta-feira)
3h50 – Taiana/Hege (BRA) x (AUS) Klinger D./Klinger R.
4h40 – Andressa/Vitoria (BRA) x (UCR) Lunina/Lazarenko
7h10 – Saymon/Vinicius (BRA) x (CAN) MacNeil/Russell
11h – Talita/Thamela (BRA) x (adversário a confirmar)

Fase de grupos

02/02 (quinta-feira)
3h – Duda/Ana Patrícia (BRA) x (NED) Stam/Schoon
6h – Vitor Felipe/Renato (BRA) x (ITA) Nicolai/Cottafava
8h – Barbara/Carol (BRA) x (CZE) Hermannova/Stochlova
10h – George/André (BRA) x (adversário a confirmar)
12h – Duda/Ana Patrícia (BRA) x (LET) Anastasija/Tina
14h – George/André (BRA) x (QAT) Cherif/Ahmed

03/02 (sexta-feira)
4h – Bárbara/Carol (BRA) x (AUS) Clancy/Mariafe
8h20 – Vitor Felipe/Renato (BRA) x (POL) Losiak/Bryl
9h10 – Duda/Ana Patrícia (BRA) x (adversário a confirmar)
11h40 – Vitor Felipe/Renato (BRA) x (adversário a confirmar)
13h30 – Bárbara/Carol (BRA) x (adversário a confirmar)
14h30 – George/André (BRA) x (GER) Ehlers/Wickler

*Com informações da CBV

Gian Marlon
Jornalista de formação pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte, em 2019. Natural de São Francisco-MG, tem passagens por algumas redações de jornais, sendo TV, impresso e portais. Fã de esportes, animes e música.