Reunião discute diretrizes para enfrentamento das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, em Montes Claros

O Comitê Municipal de Mobilização Social de Combate à Dengue realizou na manhã dessa sexta-feira, 27, uma reunião para criar estratégicas de enfrentamento ao Aedes aegypti, responsável por transmitir a dengue, a zica e a chikungunya e que foi encontrado em 15 de cada 100 casas visitadas em Montes Claros. O encontro foi realizado na sede da Nova Prefeitura e contou com representantes de instituições públicas e privadas que atuam no combate ao mosquito.

O comitê intersetorial tem a representação de vários segmentos, entidades de classe, secretarias municipais e empresas e se reúne bimestralmente para debater estratégias coletivas de contenção do inseto.

Durante a reunião, foram apresentadas as ações que estão sendo desenvolvidas por toda a cidade no combate ao Aedes, sobretudo para conscientizar os moradores que mais de 96% dos focos são encontrados nas residências.

Créditos: Rubens Santana / Fábio Marçal

A Prefeitura, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), tem desenvolvido ações de limpeza nos locais mais críticos, mas a população tem um papel fundamental nesta luta. Algumas das principais medidas de combate são:

 – providenciar limpeza periódica e vedamento dos tambores e tanques;

– limpar semanalmente os ralos e usar neles telas de malha fina;

– destinar o lixo para coleta pública;

– escoar a água dos pratos de plantas;

– limpar e drenar calhas, lajes e piscinas.