Ai ai ui ui…..Quando doe o corpo todo

Quem ai, nunca acordou sentindo dor? Se você é uma destas pessoas, pode se considerar uma espécie em extinção, isso mesmo, em extinção. Hoje vivemos uma rotina de vida relativamente tensa e pesada, isso muitas das vezes se refletem em problemas no nosso corpo, dores de cabeça, estomago e articulações. Algumas crônicas, outras não, já ouviu falar em dores psicossomáticas? Você sabe o que é?

O que é uma doença psicossomática? As doenças psicossomáticas são causadas por problemas emocionais do indivíduo e representam a ligação direta entre a saúde emocional e a física. Ou seja, quando o sofrimento psicológico, de alguma forma, acaba causando ou agravando uma doença física. Entenda qual a origem, sintomas e tratamentos da doença psicossomática, sendo cada vez mais frequente entre as pessoas.

No meu local de trabalho sempre escuto dizer que os clientes ali estão a procura de saúde mental e que academia consegue prover este beneficio para eles. Hoje, com mais de 12 anos de empresa, trabalhando com o físico e com o emocional das pessoas, tenho certeza que sim, que realmente o esporte e prática de atividade física ajuda a melhorar as dores psicossomáticas. Entender o processo de desencadeamento das doenças psicossomáticas é fundamental direcionar à escolha das melhores intervenções terapêuticas. Esse é um dos problemas mais comuns da sociedade contemporânea, que exige intervenção urgente.

O grande desafio dos profissionais que atuam na reabilitação da saúde mental é minimizar o impacto desses desequilíbrios. Se não devidamente tratados, eles podem gerar comorbidades e elevar potencialmente os riscos para o desenvolvimento de diversas doenças crônicas de difícil tratamento.

O que são doenças psicossomáticas?

Também conhecida como somatização ou transtorno somatoforme, as doenças psicossomáticas são desordens emocionais ou psiquiátricas que afetam também o funcionamento dos órgãos do corpo. Esses desajustes provocam múltiplas queixas físicas, e podem surgir em diferentes partes do corpo.

O surgimento dessas doenças admite certa complexidade: elas podem desencadear dores generalizadas, diarreia ou constipação, tremores das extremidades, manchas na pele e falta de ar. Entretanto, esses sintomas não podem ser explicados por nenhuma alteração orgânica, já que nos exames de confirmação diagnóstica, não aparece nenhuma doença que cause esses sinais.

Geralmente, os indivíduos com doenças psicossomáticas estão frequentemente em consultas médicas ou prontos-socorros, sem, contudo, obter confirmação das causas de seus problemas.

Devido a essas características típicas, geralmente os médicos têm muita dificuldade em diagnosticar a causa dessas desordens. Por isso, geralmente, a orientação é buscar apoio profissional por meio de terapias para reabilitação mental a fim de evitar a evolução para quadros mais graves. De forma simples, as dores psicossomáticas são quando o sofrimento psicológico, como angústias, ansiedade e depressão, de alguma forma, acaba causando ou agravando uma doença física.

A academia de musculação  é um ambiente indicado para ajudar no tratamento? Sim, este local leva você a se cuidar e amar mais, frequentando a academia certa, as pessoas ali têm muito para oferecer em benefícios físicos e mentais, pois todos estão na mesma direção.

Em fica sentado no sofá ou na cama, sentindo dores, procure se cuidar, frequentando ou praticando esportes, as dores causadas pela vida devem, sim, ser tratadas com responsabilidade.

Se você conhece alguém que vive frequentando médicos e fazendo hora extra nos laboratórios e nada é descoberto, sugira para esta pessoa um tratamento com terapeuta com a prática de atividade, se movimentar nunca foi tão importante.

Levanta dai e venha se movimentar.