Minas anuncia nova expansão do Ensino Médio em Tempo Integral na rede estadual de ensino

A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), anunciou uma nova expansão do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) nas escolas da rede estadual mineira. Com essa expansão, ao todo 720 escolas estaduais passarão a disponibilizar o EMTI, com mais de 100 mil vagas.

De acordo com o SEE/MG, atualmente a modalidade está em 591 escolas da rede, com cerca de 61 mil alunos matriculados. Desse total, no próximo ano, 299 escolas serão de Ensino Médio em Tempo Integral Profissional, quando o estudante terá a oportunidade de concluir o ensino médio e um curso técnico ao mesmo tempo.

Um estudo realizado pelo o Instituto Insper (Centro de Evidências da Educação Integral) mostrou os  impactos econômicos de médio e longo prazo de uma educação integral. Segundo a diretora da Educação Integral e Profissional da SEE/MG, Andrea Botelho de Abreu, a diferença de desempenho pode chegar até 20 pontos escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

“Outro ponto positivo que o estudo aponta é que estudantes do ensino integral têm maior índice de conclusão do ensino médio e de acesso e conclusão do ensino superior e, consequentemente, remuneração maior do que os estudantes que se formaram em ensino médio parcial. Os benefícios tendem a ser ampliados em sua trajetória profissional”, contou Andrea.

Vagas em 2023 

Os estudantes interessados em ingressar no Ensino Médio em Tempo Integral no ano que vem já podem realizar o cadastro pelo SITE até o dia 30 de novembro.

Para se inscrever, pais, responsáveis ou o aluno maior de idade devem acessar o site e preencher os campos com o nome, data e local de nascimento, além do nome do pai, mãe ou responsável legal, entre outras informações. O candidato também deverá indicar qual é o tipo de ensino, nível e etapa que pretende cursar.

(com informações de Agência Minas)