Flamboyants: cor e beleza enfeitam as ruas de Montes Claros

Créditos: André Senna / Divulgação

Neste período do ano, nas praças, parques, ruas e avenidas de Montes Claros, é quase impossível não reparar na beleza dos flamboyants. A árvore, que chegou ao Brasil no final do século XIX, tem o nome originário do francês. Seu significado é “flamejante”, devido à sua cor intensa, semelhante a uma chama. O flamboyant é perfeitamente adaptado ao nosso cerrado, sendo considerada uma árvore nativa. O exemplar da foto está localizado na praça Maria Fialho de Sena, no bairro Augusta Mota, próximo à praça dos Jatobás.
Oportunidade
Para quem se interessar, o curso de mudas da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA) da Prefeitura de Montes Claros, realizado no Viveiro Municipal Professor Santos D’Ângelo Neto, ensina a forma correta de aproveitamento da semente para se obter mudas de flamboyant, entre outras espécies. Para participar do curso, gratuitamente, basta ligar na Gerência de Educação Ambiental, no número (38) 2211-3339, e se inscrever.
A população de Montes Claros pode também solicitar mudas na SEMMA. De acordo com a disponibilidade, cada munícipe pode levar para casa até três mudas, que devem ser plantadas na cidade.
O secretário de Meio Ambiente da Prefeitura, Soter Magno, disse que “o flamboyant é uma bênção do cerrado e agradece as primeiras águas das chuvas com sua singular beleza. Preservá-los é um dever de cada um de nós, para termos um mundo mais belo e melhor de se viver”.