Como anda sua vida emocional? Você esta se sentindo triste? Aceita bem todas as situações de sua vida? Mesmo sendo momentos de dificuldade? Gosta de se isolar?

Considerada como o mal do século, a depressão atinge cerca de 350 milhões de pessoas no mundo e causa diversos impactos nas atividades diárias da pessoa que possui a doença. A estimativa é que 19% da população mundial possua depressão em algum momento da vida e é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a doença que mais produz incapacidade funcional.

Como é feito o diagnóstico da depressão?

Para obter o diagnóstico oficial de depressão, entre os cincos sintomas que devem existir, necessariamente um deles deve ser o humor triste e a perda de interesse e prazer. Os sintomas têm que trazer prejuízo para o funcionamento do paciente e sofrimento significativo, e não podem ser explicados pelo uso de drogas, remédios ou pela presença de outra doença.

Mas afinal, o que é depressão? Como posso saber que estou com depressão? A depressão é uma doença biológica que tem um fundo psicológico junto, mas afeta várias esferas da vida da pessoa. Uma das principais características da depressão é a deficiência de substâncias neurotransmissoras, como a serotonina. A doença é categorizada como um quadro marcado por cinco ou mais dos seguintes sintomas:

A deficiência de substâncias neurotransmissoras, como a serotonina é uma das principais características. A doença é categorizada como um quadro marcado por cinco ou mais sintomas, vou citar alguns aqui para vocês:

Sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva ou inapropriada, capacidade diminuída para pensar, se concentrar e tomar decisões, pensamentos recorrentes de morte ou ideação suicida, Presença de humor triste ao longo de quase todo o dia, na maior parte dos dias, perda de interesse e prazer nas suas atividades rotineiras, ganho ou perda de peso sem estar fazendo dieta, redução ou aumento de apetite quase todos os dias, insônia ou excesso de sono quase todos os dias, agitação ou lentidão psicomotoras observáveis por outras pessoas.

E para amenizar e até mesmo evitar no mundo da depressão, usamos de várias estratégias e uma delas é criar e ter como companheiro um animal de estimação. Bichinhos carinhosos e amorosos que vem salvando vidas pelo mundo, talvez, esta, ai a explicação do crescimento do mundo Pet no comércio.

As lojas de Pet shop teve um crescimento significativo nos últimos anos no mercado financeiro, se tornando uma das áreas mais lucrativas para se investir. Com o aumento da depressão, passamos a olhar diferente para os nossos amiguinhos, hoje se encontra de tudo nas lojas de animais, roupas, sapatos, lanchinhos com diversos sabores, cremes hidratantes, banheira de relaxamento. Isso mesmo? Banheira de relaxamento, até porque os nossos amiguinhos também podem se estressas com a vida de cuidadores que estão levando.

E com este novo companheiro em casa, muitos estabelecimentos tiveram que sofrer adaptações, como, por exemplo: os restaurantes, padarias, hotéis, clubes e até casas de festas, criando espaços específicos para receber os novos amiguinhos. Assim, atraindo novos e mais clientes para seu comércio.

Você reparou como começamos a falar de uma doença chamada depressão e já estamos falando de investimentos e mudanças no mercado financeiro? Pois é, uma doença triste consegue mudar todo um quadro ao seu redor, trazendo oportunidade de crescimento financeiro e emocional.

A depressão tem cura e deve ser tratada com respeito e carrinho, e se os nossos amiguinhos podem ajudar, o mínimo que podemos fazer é tratá-los com amor também, oferecendo qualidade de vida.

Eu, particularmente não vivo sem meus bichos, amo muito esta criação divina, e recomendo a todos que ainda não teve esta experiência a ter. Os animais são puros com muito para oferecer. Ajuda os adultos a sair de uma depressão como também ajuda as crianças a não entrar nela, trazendo outros benefícios como: desenvolver o senso de responsabilidade e cuidado com o próximo, amor,  zelo pelos mais fracos,  responsabilidade e compromisso. Então? Que tal olhar com outros olhos para os animais, eles têm muito para oferecer.

Viva o mundo Pet.