Termina registrando enorme sucesso a 27ª FENICS

A maior feira de negócios do interior de Minas, realizada há 27 nos pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI), que tem como co-realizadora a FIEMG, terminou no domingo, 18 de setembro, com cerca de 250 stands, um público de mais de 80 mil pessoas e R$100 milhões em negócios realizados. A 27ª Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços de Montes Claros (FENICS), teve início na quinta-feira, 15/09, com uma cerimônia que teve participação de diversas autoridades e uma grande presença de público.

Em sua mensagem, o presidente da FIEMG Regional Norte, Adauto Marques, pontuou que nestes 27 anos de realização, o legado da FENICS foi primordial para a atração de grandes empresas. “A Feira é palco para negócios e network, inclusive as tratativas que anteriormente culminaram em atração de indústrias, como o Hipolabor, Eurofarma e Cristália. Importantes laboratórios que vieram fortalecer o Polo Farmacêutico de Montes Claros”.  Na cerimônia de abertura, representantes destas grandes indústrias farmoquímicas receberam placas de homenagens da ACI e da FIEMG.

A FENICS, além de presencial após dois anos de pandemia sendo realizada on-line, pode também ser acompanhada on-line no site fenics.com.br, com palestras gratuitas, estandes virtuais e transmissão ao vivo. O mote da FENICS em 2022 foi, “Prepare-se para Crescer”, um estímulo para todas as empresas que estão investindo na retomada da economia, que acreditam no potencial da região”.

A FENICS, considerada a maior feira multissetorial de interior de Minas Gerais, se destacou ainda pela pluralidade, com mais de 200 estandes, reunindo marcas de pequenas, médias e grandes empresas, de diversos setores, e uma programação que contemplou palestras gratuitas, rodada de negócios e shows. A 12ª Feira Imobiliária, promovida pela Caixa Econômica Federal, foi um dos destaques, com a participação de construtoras e imobiliárias movimentando o mercado da construção civil.

Sobre a FENICS

Há 26 anos consecutivos a Feira fomenta o turismo de negócios, mobiliza uma cadeia de prestadores de serviços, desde gráficas até hotéis e restaurantes, aquecendo a economia local. A FENICS por seu caráter multissetorial, sempre atrai empresas e público das regiões Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha, Noroeste do estado  e sul da Bahia, e reúne em um só lugar setores como indústria, transporte, veículos, vestuário, arquitetura e decoração, educação, alimentos, panificação, saúde, beleza, moda, lazer, construção civil e energia renováveis.

Stand da FIEMG na FENICS (Foto: Rosangela Silveira)

Presidente da FIEMG participou de evento em Tóquio

Flávio Roscoe apresentou um panorama econômico de Minas Gerais e reforçou a atuação da FIEMG no fortalecimento do setor produtivo

Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais, participou da Plenária do Conselho Empresarial Brasil – Japão (Cebraj). O evento, que é uma realização do Comitê Econômico Japão-Brasil (Keidanren) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), aconteceu em Tóquio, no Japão, nos dias 13 e 14/9. O encontro também contou com as presenças de investidores japoneses, empresários brasileiros e representantes de entidades de classe.

Em sua apresentação, Roscoe fez um panorama econômico de Minas Gerais e reforçou a atuação da FIEMG no fortalecimento do setor produtivo e melhoria do ambiente de negócios do estado. “Minas Gerais está bem localizada, em uma área central entre as economias mais importantes do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal, Bahia e Espírito Santo”, disse o líder empresarial, esclarecendo que 12% dos empregos industriais do Brasil está no estado mineiro. “Nossa economia é bastante diversificada, se destacando nos setores de agronegócio, mineração, automotivo, metalurgia, geração de energia e tecnologia da informação”, ressaltou.

O Japão é um mercado estratégico para Minas Gerais, além de possuir um relacionamento histórico com de investimentos no estado. O comércio entre Minas Gerais e Japão aumentou 37.4% de 2020 a 2021 em dólares. Os produtos de maior destaque na exportação de Minas para o Japão são: minério de ferro, café, ferro ligas, pastas químicas de madeira, silicone, soja, metais comuns, carne de aves e ferro gusa.

Denise Lucas
Imprensa FIEMG