A luz que cura é de graça

Desconheço algo tão lindo quanto como o nascer do sol, todo dia passo um tempo olhando e admirando tanta riqueza, para só depois levantar e dar continuidade ao meu dia. Graças a Deus e uma boa arquiteta, consigo contemplar o sol todos os dias da minha janela.

Bom, mas estou aqui para falar dos benefícios que ele pode trazer, o sol é uma riqueza para aqueles que o tem. Muitos países infelizmente não conseguem ter o sol como companheiro todos os dias e acabam perdendo muito em qualidade de vida.

Os efeitos emocionais causados pela falta de luz solar são conhecidos dos sistemas de saúde dos países em altas latitudes. No Reino Unido, por exemplo, não há noite polar, mas os dias ficam bem curtos no inverno. O NHS – serviço público de saúde britânico – sempre alerta para os sintomas causados pela escuridão prolongada do inverno relacionados à menor produção dos hormônios melatonina e serotonina nesses períodos: Mau humor persistente; perda de prazer ou interesse em atividades normais diárias; irritabilidade; sensação de desespero e culpa; falta de energia e sono durante o dia; excesso de sono.

A depressão é um distúrbio de ordem psicológica e mental que acomete 300 milhões de pessoas ao redor do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em seu pior estágio, o quadro clínico pode levar ao suicídio, situação que ocorre, em média, com 800 mil pessoas ao ano e atinge, principalmente, jovem entre 15 e 29 anos. E o excesso de escuridão pode colaborar com isso. A razão para isso é que, com dias menos longos, a exposição à luz é menor, e o organismo fica menos disposto ou ativo. Isso é mais comum em países de alta latitude, acima de 50º, como os do norte da Europa. Saindo do senso comum, não é a temperatura em si que está associada à prevalência de suicídio. Na verdade, um fator determinante é a baixa luminosidade. Olha só como a luz do sol faz falta.

Aqui no Brasil, somos agraciados com dias bem iluminados, vamos às praias, clubes, caminhadas. O brasileiro curti  muito o amarelinho, talvez esteja aí a explicação de um povo tão alegre.

O sol é responsável por alguns benefícios ao corpo como; Produção de vitamina D, melhora do sono, ajuda a tratar a depressão, proteger contra infecções, proteger contra radiação perigosa, prevenir a esclerose múltipla, reduz o risco de parto prematuro. Inclusive, durante a minha gestação tomei muito banho de sol nas mamas, para evitar rachaduras durante o  processo de amamentação e meu filho após o nascimento tomou banhos de sol para melhorar a imunidade, tudo com recomendação medica, olha só que maravilha.

E quanto tem uma pessoa triste e apagadinha, chamamos para tomar um banho de sol, logo ela esta sorrindo.

Quando entram dias chuvosos, nublado, escuro a tendência é sempre se fechar em casa e ficar mais tempo comendo e curtindo preguiça, o dia fica com cara de tristeza não é mesmo?!

Somo um país tropical e estamos acostumados com dias claros e alegres, acredito que somos realmente um povo abençoado por Deus, com tanta beleza natural e o sol é uma delas.

O que não devemos esquecer é que infelizmente tudo com excesso são sobra. Alguns cuidados devem ser tomados para não virmos a sofrer com doenças causadas pelo sol. Respeite o horário correto para o banho de sol, mantenha sempre a hidratação, use o protetor solar adequado. Fazendo o básico de prevenção já vai ajudar muito, e você consegue extrair ao máximo os benefícios.

Então, vamos aproveitar o dia, curtindo o sol com todas as coisas boas que vem com ele, curtir os amigos na beira de uma praia, no clube ou em um banho gostoso de mangueira no quintal, não importa, seja grato as coisas boas e melhor ainda, de graça que existe neste mundo.