Langya henipavirus: descoberta de novo vírus na China, deixa autoridades de saúde em alerta

Pesquisadores identificaram no musaranho (pequeno mamífero) maior presença do Langya henipavirus (LayV) — Foto: Pixabay

Pesquisadores na China identificaram um novo henipavírus associado a uma doença humana febril. No relatório publicado no New England Journal of Medicine, especialistas afirmam ter identificado o Langya henipavirus (LayV) em ao menos 35 pessoas províncias de Shandong e Henan, entre 2018 e 2021.

De acordo com o estudo, o que foi observado é que o vírus quando em contato com o corpo humano pode provocar sintomas parecidos com os da Covid-19, como febre alta, cansaço e tosse.

Os pesquisadores destacaram que a origem da infecção é animal. Eles apontaram ainda que, alguns testes em animais domésticos e silvestres indicaram que no musaranho (pequeno mamífero) foi detectada maior presença do Langya. “Um achado que sugere que o musaranho pode ser um reservatório natural,” diz o relatório.

Segundo a pesquisa, os pacientes infectados com o vírus não tiveram contato próximo entre si e também não estiveram em lugares em comum. O estudo diz ainda que as amostras coletadas não foram suficientes para confirmar a transmissão do vírus entre humanos. Apesar de minimizar essa possibilidade, o grupo de pesquisadores não a descartou totalmente.

[Com informações de O TEMPO]