Doce como feu

Doce, doce, doce a vida é doce……. Quem nunca comeu algo doce na vida? Hum! Para os amantes do açúcar, um momento de muito prazer e satisfação. Existem relatos que ao consumir algo doce, a sensação pode se comparar a mesma do orgasmo. Isso acontece porque ao consumir açúcar proporcionamos  ao cérebro da maioria das pessoas um prazer afetivo, gerando uma gratificação sensorial, associado a estado psicológico e cognitivo. E é assim, portanto, que associamos as sensações de tristeza, angústia e outros problemas ao comer.

Uma pesquisa recente dos Vigilantes do Peso mostra que 37% dos brasileiros ultrapassam o consumo de até seis colheres de chá de açúcar por dia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão diária de até 25 gramas do produto. O consumo excessivo do açúcar pode trazer diversos prejuízos para a saúde como obesidade, diabete, hipertensão, além de dificultar o processo de emagrecimento, já que contém um alto valor calórico. O açúcar refinado, o mais comum nos lares brasileiros, é um dos principais vilões da alimentação saudável, já que seu processo de produção faz com que ele perca qualquer benefício que poderia trazer para o nosso organismo e se transforma em um alimento de caloria vazia, ou seja, não nutritivo.

Aqui, vou citar algumas das implicações que podem ocorrer em nosso corpo quando consumimos açúcar, especialmente o refinado, acima do recomendado: diabete, obesidade, cansaço, envelhecimento da pele, baixa imunidade, alterações de humor, alterações no sono, ganho de peso, alterações hormonais, aumento dos triglicerídeos e muito mais.

Tentando melhorar o habito da população, sempre é sugerido a retirada parcial ou total do açúcar ruim da dieta alimentar. Você sabe o que acontece quando se para de ingerir açúcar refinado? Vou citar algumas aqui:

Em uma semana

Melhora dos níveis de insulina: sem a ingestão de açúcar refinado, o corpo não precisa produzir tanta insulina para controlar a glicose na corrente sanguínea;

Melhor resposta anti-inflamatória: a hiperglicemia constante altera a função dos leucócitos, prejudicando os processos inflamatórios e de cicatrização;

 Menos inchaço: sem precisar reter líquidos para diluir a quantidade de açúcar no organismo, é comum que a sensação de inchaço melhore.

Em um mês

Melhora da imunidade: quando ocorre a ingestão de açúcar, há a inibição da capacidade de as células de defesa para enfrentar invasores. Então, ao comer doces várias vezes ao dia, seu sistema imunológico é prejudicado continuamente.

Após um mês, o seu cérebro tende a se acostumar com a ausência de doces. Então é provável que você não sinta mais a necessidade de comer sobremesa após as refeições.

Em um ano

Depois de um ano você já estará acostumado a dispensar o açúcar e terá benefícios  cem longo prazo, como: redução da acne e das linhas finas na pele. Também é possível que você tenha uma relação melhor com a comida, uma vez que muitos veem o doce como algo compensatório.

Mesmo que o açúcar não seja o único responsável pelo ganho de peso, reduzir ou cortá-lo da dieta impacta diretamente no processo de emagrecimento, já que diminui as calorias ingeridas. Informa Dr. Rodolfo Aurélio, especialista em Naturopatia e autor do livro 21 Dias.

Ufa, será que consigo ficar tanto tempo sem consumir açúcar? Você deve estar se perguntando. Nem sempre  será o vilão da história, sabendo escolher e quando consumir, o açúcar entra como um aliado nos momentos de TPM, é também a forma mais rápida de fornecer glicose para o organismo. A glicose é importante para o bom funcionamento do cérebro, dos olhos e dos rins. A deficiência de glicose, também conhecida como hipoglicemia, pode causar sintomas como a dor de cabeça e tonturas. Contudo o açúcar não está somente nos doces: está nas frutas, em pães, biscoitos e massas, como lasanha de carne moída, macarrão à bolonhesa e nhoque.

Eita, e agora? Devo ou não consumir o açúcar? Não fique confuso, nada deve ser feito ao extremo, equilíbrio alimentar é muito importante para se manter saudável. E pensando no consumidor  muitos fabricantes de produtos alimentícios como por exemplo o chocolate, veem se adaptando a nova realidade, criando produtos com baixo ou até zero açúcar, assim aquelas pessoas compulsivas  ou que simplesmente não acham necessário evitar o consumo de açúcar,  irá encontrar um produto mais saudável e equilibrado.

Patrícia Bicalho, sempre esportista e comerciante preocupada em cuidar da saúde, hoje é representante de uma das marcar mais conhecida de chocolate do Brasil. (A direita na Foto a baixo com a Renata Vichi).

“Sou amante do bom chocolate e sempre fui praticante de esporte, então acabei escolhendo uma marca preocupada e com responsabilidade para trabalhar, a kopenhagen  hoje trabalha com produtos zero açúcar, assim ninguém precisa ficar sem o prazer do doce, basta escolher qual lhe agrada mais, hoje fornecemos não somente doces e sim experiências de um sabor saudável”.

Então, para ter uma boa relação com o açúcar o importante é ter cautela e cuidado ao escolher, assim você não se torna um refém de doenças causadas pelo excesso de consumo. Não se torture cortando totalmente o açúcar, procure um nutricionista  para auxiliar na dieta, assim, o prazer causado pelos doces, bolos, lasanhas e momentos recheados de afeto ao redor de uma mesa de café não vira feu.

Doce, doce, a vida é um doce…….