Blitz em acesso ao Parque Estadual da Lapa Grande alerta população sobre incêndios florestais

Foto: Pedro Neto/Divulgação.
Foto: Pedro Neto/Divulgação.

O Instituto Estadual de Florestas (IEF), com apoio da Prefeitura de Montes Claros, Corpo de Bombeiros (CB) e ambientalistas realizou, na tarde dessa terça-feira (12), mais uma blitz educativa e preventiva contra queimadas e incêndios florestais. A ação ocorreu na Vila Atlântida, especificamente na rua Manoel de Souza Brasil, um dos principais acessos ao Parque Estadual da Lapa Grande (Paulo Ribeiro).

Blitz como esta já foram realizadas em nove comunidades do entorno do Parque. O principal objetivo é conclamar a população a denunciar queimadas e incêndios, acidentais ou criminosos, principalmente neste período de estiagem, quando o perigo é maior. As ações estão sendo bem aceitas pela população.

Renilda Alves Rodrigues disse que sempre está em alerta e que a qualquer sinal de fumaça liga para os bombeiros. O aposentado Antônio Antunes também está de olho e frisa que ações desta espécie são importantes para a proteção do Meio Ambiente.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Soter Magno, disse que a determinação do prefeito Humberto Souto é de que o município fique sempre atento e forme parcerias para a proteção da Natureza. “Há cerca de dois anos um incêndio destruiu mais de dez hectares do Parque. Agora, estamos mais atentos, e contando com o apoio da população”, destaca.