Já passou pela sua cabeça, ficar um dia dependente de uma cadeira de rodas? É claro que não. Esta é uma realidade que não imaginamos quando temos todas as nossas mobilidades intactas, porém, algumas pessoas já nascem dependentes das cadeiras, e outras acabam se tornando cadeirantes devido a um acidente automobilístico, AVC, doenças degenerativas, enfim, existem muitas situações que podem levar você  a se tornar cadeirante.

O mundo vem se adaptando para melhorar a realidade destas pessoas,  calçadas com acesso de rampas, carros adaptados, camas com controle, banheiros  e muitas mais. Infelizmente, ainda pouco se faz, em passos lentos vamos  seguindo no propósito.

E é claro que a musculação não ficaria de fora destas adaptações. Hoje com várias modalidades  adaptadas, conseguimos vibrar e torcer pelos brilhantes atletas nas olimpíadas, e também por pessoas comuns, que se superam a cada dia. E é sobre isso que vamos falar um pouco, superação nos salões de musculação.

De forma geral, a prática de atividade física traz inúmeros benefícios para a saúde. Para pessoas com deficiência, os benefícios são ainda maiores tendo em vista a necessidade de cada pessoa. Força, agilidade, equilíbrio, coordenação motora são alguns deles, além dos aspectos psicológicos e sociais, como a melhora na autoestima, motivação, confiança, promoção da saúde e socialização. Cada vez mais, o esporte e a musculação adaptada têm sido aceitos e ampliados graças aos bons resultados alcançados e, nesse contexto, algumas modalidades representam boas opções para as pessoas com deficiência. A partir da prática de esportes, os músculos se fortalecem, o que contribui para o equilíbrio e a coordenação motora. Desse modo, o corpo ganha mais estabilidade postural para realizar as atividades, inclusive tarefas diárias.

Para quem tem suas mobilidades perfeitas já é difícil se manter em uma academia, imaginem para as pessoas  que nunca praticaram um esporte na vida e agora se veem obrigados a começar a praticar. Por isso as adaptações são cada vez mais necessárias, para que se torne mais prazeroso o retorno à vida cotidiana.

Não importa a causa, se você já nasceu com algumas mobilidades comprometidas, o importante é compreender a importância da prática esportiva. É claro que os benefícios são incalculáveis! Nosso corpo é como uma máquina que precisa de óleo para melhorar seu funcionamento, assim é a musculação, ela sempre irá trazer melhorias independente da sua atual situação física.

Hoje, vou apresentar para vocês um rapaz jovem, que em um determinado ponto da vida, passou a fazer uso da cadeira de rodas.

Wenderson Durães da Silva, 38 anos, sofreu um acidente doméstico.  Uma queda boba fez com que a rotina do jovem se modificasse, agora está tetraplégico (C5 e C6), e necessita de adaptações em sua rotina. (foto acima)

“A musculação pra mim é uma das atividades que mais gosto de fazer. Sinto-me muito bem, diminui bastante minha ansiedade, desenvolve bastante a questão da força e do equilíbrio e o meu emocional também.”

Wenderson vem se dedicando a musculação com seu personal Paulo, que com todo cuidado e conhecimento procura estar sempre melhorando o desempenho  do seu aluno.

“ A dor está na cabeça,  se quiser evoluir é preciso ataca-lá diretamente, fazendo isso você verá com mais clareza os problemas que vai enfrentar. Momentos de dor são muito importantes, não os interrompa de forma prematura, permaneça neles e explore-os a fim de construir uma base sólida para aprimoramento pessoal, aceite a realidade e lide com ela”.

É recomendado sempre colocar seu corpo em movimento, assim você vai conseguir superar com mais facilidade as dificuldades do seu dia.

A musculação tem ajudado muitas vidas a se recuperar,  e é um mundo ainda pouco explorado pelas pessoas e pelos profissionais da área.

Todos têm o mesmo direito de aprender a nadar, jogar bola e de praticar qualquer tipo de atividade nas academias. As adaptações devem ser feitas pra receber este público, porém a principal  é o conhecimento do treinador para atender. Tente achar um tempo para você, assim como Wenderson, procure fazer o melhor. A sua condição física não é motivo para não se movimentar, como foi dito acima, tudo tem sido adaptado para melhor, então,  Adapte se também.

Procure  um lugar agradável e com profissionais credenciados, que tenha o real conhecimento da situação e veja as maravilhas que a musculação pode te proporcionar.