O poder das redes sociais e do marketing digital nas eleições de 2022

A política definitivamente desceu dos palanques e ganhou as redes sociais e em 2022 o poder do marketing digital pode ser decisivo / Arquivo Pessoal - Alex Junior Ferreira
A política definitivamente desceu dos palanques e ganhou as redes sociais e em 2022 o poder do marketing digital pode ser decisivo /Foto: Léo Queiroz / Arquivo Pessoal – Alex Junior Ferreira

 

As eleições de 2018 já mostraram que a velha política já ficou no passado, com resultados surpreendentes quando contrariando todos os institutos de pesquisas e os tradicionais especialistas dos mais diversos setores, um deputado conservador de extrema direita, Jair Bolsonaro (PR) foi eleito Presidente da República, mesmo não tendo espaço em programas da grande mídia, jornais, revistas e outros, o deputado conduziu uma campanha digital, estratégica, direcionada e evidentemente muito assertiva. Já em Minas Gerais um empresário sem nenhuma trajetória política, Romeu Zema (NOVO) foi eleito para o cargo de governador do estado, pouco conhecido porém categórico, o empresário derrotou grupos tradicionais que governaram o estado durante décadas, causando uma grande surpresa para o meio, que vinha seguindo uma linha ainda muito semelhante as heranças deixadas pela monarquia portuguesa, onde governadores eram tratados como verdadeiros reis e moravam em palácios. O efeito provocou uma verdadeira onda de mudanças já nas eleições de 2020, onde em todo o Norte o Minas podemos analisar casos de renovação extrema, o que indica essa nova era para a política e para o políticos, indicativo também de novos tempos para a sociedade que está cada vez mais atenta aos acontecimentos da política em geral e da vida pregressa dos políticos.

Com a chegada da pandemia do covid-19 em 2020, o marketing digital e as redes sociais voltaram a protagonizar novas mudanças importantes nos hábitos do brasileiro, onde o delivery passou a ser a única opção para se adquirir ou vender determinados produtos, uma vez que tudo estava fechado, com isso o marketing digital passou a ser uma nova ferramenta indispensável para todos os setores; vendas, lives de música, anúncios e muitas outras formas de expor produtos e serviços, de forma gratuita ou com impulsionamentos de tráfego pago, porém muito acessíveis, as lojas físicas deixaram de existir definitivamente para alguns setores e passaram a apostar no Instagram com perfis de lojas digitais, com entrega por delivery e assim nasceu uma nova modalidade de negócios, que hoje é uma realidade muito comum em todo o mundo. Com isso as grandes empresas passaram a investir em contratação de serviços de consultoria de marketing, elaboração de planos de ação e estratégias voltadas para as redes sociais, o que gera novas oportunidades também para o setor de consultoria em marketing digital que hoje está presente não só nas grandes empresas, mas também em pequenos negócios.

Agora o mundo está mais conectado, pesquisas Monitor Mercantil de 2021 apontaram que mais de 4,2 bilhões de pessoas utilizam redes sociais pelo mundo, o que representa cerca de 53% da população mundial e o Brasil ocupa posição de destaque, apontado como terceiro país que mais utiliza as redes sociais com mais de 150 milhões de usuários ativos, o que representa aproximadamente 70,3% da população do país, a região sudeste é a região do Brasil com a maior taxa de usuários, com cerca de 78%. No caso específico do whatsApp o Brasil está na segunda posição do ranking mundial com mais de 108 milhões de usuários, ficando atrás somente da Índia, já no Instagram estamos na terceira posição, ficando atrás de Estados Unidos e Índia, sem contar ainda o facebook e outros Apps, que o Brasil também ocupa as primeiras colocações em todos os rankings.

E o que isso pode influenciar nas eleições de 2022 é um efeito surpreendente, pois os candidatos e pré-candidatos podem alcançar um número maior de eleitores pelo meios digitais do que pelos meios de comunicação tradicionais, como rádio, jornais e até mesmo a Tv, que durante décadas monopolizou a grande mídia, agora com o imenso poder que as redes sociais representa a população sabe de tudo que acontece, o eleitor está mais informado, o que se tornou empecilho para os velhos políticos que ainda insistem na política monarquista tradicional de pão e circo, que a cada 4 anos apresentavam planos de ações elaborados por grandes agências de publicidade que nunca saiam do papel, agora o eleitor acompanha o mandato do seu representante diariamente pelo smartfone, sabe com quem cada um anda, as pautas que vota em tempo real via youtube e assim uma nova geração de eleitores vai se formando, a política se renova e a sociedade toma um novo formato, mais crítico, participativo e consequentemente melhor representada.